quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Faetec: Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo comemora 56 anos de existência e realiza a “Semana do Técnico”


A Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, uma das unidades da Faetec em Campos,  comemorou ontem 56 anos de existência com o grande desafio de continuar formando profissionais capacitados para a nova realidade que vem se configurando no Estado por conta da instalação de grandes empreendimentos na região Norte/Noroeste Fluminense. Reconhecida nacionalmente pelo ensino técnico de Agropecuária e Florestas, esta unidade da Faetec está realizando, de segunda-feira à sexta-feira, a 11ª Semana do Técnico, realizada todos os anos nesta data, com uma série de atividades e atrações culturais voltadas para a área agrária, com a participação de alunos e profissionais ligados ao setor.
De acordo com o Diretor Geral da unidade, Professor André Luis da Silva Teixeira, um dos objetivos do evento é promover uma aproximação dos alunos da unidade da Faetec com os produtores rurais da região, numa relação de mútuo aprendizado. Ele conta que, atualmente, o curso Técnico de Agropecuária (ministrado junto ao Ensino Médio) conta com 62 alunos matriculados e que a unidade possui 67 alunos no curso Técnico de Florestas.
— A escola está viva e costumo dizer aos alunos que nós podemos ter desenvolvimento no setor agrícola, que nós estamos antenados em novas tecnologias e que os alunos que se formam aqui, saem habilitados a buscar e ocupar os espaços que estão surgindo no mercado de trabalho. Os setores de produção voltados à área Petrolífera e Naval são muito importantes, mas é importante ressaltar que serão os profissionais das áreas Agrícolas e de Meio Ambiente que deverão atuar para minimizar riscos e desenvolver projetos ligados a área ambiental nesta futura configuração econômica de nossa região, que contará, muito em breve, com empreendimentos de relevância nacional — explica o professor, ressaltando que os alunos estão conscientes das mudanças que virão. “Estou certo de que os produtores rurais presentes aqui, nesta semana, saiam com suas expectativas renovadas e que permaneçam no campo de maneira rentável, agregando novos valores”, destaca Diretor Geral da unidade, Professor André Luis da Silva Teixeira.
A Coordenadora do Curso Técnico em Florestas, professora Euzilene Mantoanelli, destaca que só existem três escolas no país que oferecem o Curso Técnico Florestal: uma fica no Sul, uma no Amazonas e a Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo, da Faetec.
— Os alunos formados aqui saem capacitados a exercer diferentes competências na área florestal e de plantas ornamentais, a partir do conhecimento adquirido nas aulas sobre as questões ambientais e legais do setor. Ou seja, nossos alunos estão plenamente aptos a exercer suas atividades no mercado de trabalho, seja em empresas públicas, privadas ou como autônomos, por exemplo,”, afirma a coordenadora, ressaltando que, muitos ex-alunos do Curso Técnico Florestal já atuam em municípios da região Norte e Noroeste Fluminense e em outras regiões — destaca a Coordenadora.

Programação:

Quinta-feira (22/09)

8h às 10h – Palestra sobre “Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável”, com Aristides Sofiatti (UFF), no Auditório

8h às 12h – Minicurso: Minimamente processado, com a Dra. Luciana Konda DE Azeredo Pinto, no Laboratório de Minimamente Processado.

13h às 15h – Palestra: O Novo Código Florestal, com o Prof. José Mauro de Farias, no auditório

13 às 17h –  Minicurso: Minimamente processado, com a Dra. Luciana Konda DE Azeredo Pinto, no Laboratório de Minimamente Processado

Sexta-feira (23/09) Encerramento

8h às 12h – Minicurso: Uso do GPS e do Autocad, na sala de informática

8h às 12h – Minicurso: Tecnologias usadas na criação de aves de produção, com Gabriela Corte Real (UENF), no Auditório e UAPZ – Zootecnia.

10h às 12h – Palestra: Controle biológico, com Mauri Lima (UFRRJ), no Auditório

13h às 17h – Minicurso: Uso do GPS e do Autocad, na sala de informática

Fonte: Assessoria da Faetec