sexta-feira, 11 de março de 2011

Atualização do Código do Consumidor tem apoio parcial na Câmara

Santiago descarta
revisão ampla.

Comissão de juristas criada pelo presidente do Senado estuda inclusão de regras sobre comércio eletrônico e endividamento excessivo.
A atualização do Código de Defesa do Consumidor, nos moldes propostos pela comissão de juristas criada pelo Senado, não tem o total apoio dos deputados especializados nesse tema. Em geral, os deputados acreditam que a proposta deveria começar a ser analisada pela Câmara, como ocorreu com o atual código. Os deputados também fazem restrições em relação aos temas propostos pelos juristas e se mostram preocupados com a possibilidade de descaracterização da atual lei, que é considerada uma das mais modernas do mundo.
A comissão foi criada em dezembro último pelo presidente do Senado, José Sarney. A proposta será analisa primeiro pelo Senado e depois será enviada para a Câmara. A comissão é presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin e deve apresentar sua proposta até junho. Os estudos estão direcionados para o comércio eletrônico e o superendividamento.
Jurista diz que não fará revisão do código, apenas atualização
A inclusão de regras para o comércio eletrônico no código encontra apoio mais amplo na Câmara, mas não há consenso sobre a abordagem ao superendividamento.
Código avançado
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Roberto Santiago (PV-SP), concorda que a discussão sobre os dois pontos é necessária, em razão da falta de informações sobre o endividamento responsável e de garantias para quem compra on-line.
"Não vamos reformar o código, pois entendemos que ele é avançado e um dos melhores do mundo. Podemos discutir sua atualização, incluindo regras para o comércio eletrônico e prevenir o excesso de dívidas. Mas nossa preocupação é que outros interesses resultem em alterações que prejudiquem o consumidor", afirma Santiago.
"Há 20 anos, quando o código foi instituído, o comércio eletrônico não tinha regras. Eu acho importante debater isso, porque hoje são graves os problemas que ocorrem em razão do comércio na internet. Com referência ao endividamento das pessoas, devemos lembrar que, na época da elaboração do código, a inflação não permitia enxergar o que era abusivo. Também precisamos considerar que várias pessoas mudaram de faixa de renda e estão mais próximas do consumo", acrescenta.
Já na avaliação do ex-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor Cláudio Cajado (DEM-BA), o superendividamento não deveria ser tratado no código. Para ele, mais importante seria que a lei tivesse alterações quanto à aplicação de multas e punições que não são rigorosas o bastante, principalmente quanto à reincidência. "Eu não sei se essa questão do superendividamento deveria estar no código, porque não diz respeito à relação entre consumidor e fornecedor. Para mim, essa normatização poderia estar em outras leis", diz Cajado.
Poucas mudanças
Apesar das centenas de propostas em tramitação na Câmara e no Senado para alterar ou incluir artigos no código (Lei 8.078/90), em 20 anos foi aprovada apenas uma dezena de propostas que mudam a lei. Roberto Santiago quer manter essa situação.
"Existe um consenso entre os membros da Comissão de Defesa do Consumidor de que não devemos alterar muito o código. Se o leque de discussões for muito ampliado, o conjunto da obra pode ser descaracterizado", reforça Cajado.
Atualização
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) entende, porém, que o código precisa de atualizações para atender às demandas do consumidor. "A comissão tem uma resistência em mexer no código, mas há questões que precisam ser levadas em consideração para a gente ter uma lei sempre atenta e contemporânea", defende o parlamentar.
Segundo ele, os pontos principais a serem discutidos são a inserção do cadastro positivo no código, a relação do consumidor com as concessionárias de serviço público e agências reguladoras e a modernização das regras para compras por meio eletrônico.
Para o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), o código já atende a todas as demandas existentes, e o Congresso Nacional não deveria se mobilizar para alterar essa lei. "Para melhorar as relações de consumo, seria mais importante resolver o problema das agências reguladoras na fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias", argumenta o parlamentar.
Chico Lopes defende ainda que propostas para atualizar o código partam da Câmara, uma vez que a Casa dispõe de uma comissão específica para tratar das relações de consumo.

Lenovo e Intel lançam netbook para estudantes

O computador, em formato de maleta, tem tela de 10.1 polegadas, Wi-Fi, câmera de 1.3 megapixel e terá o primeiro lote lançado na Argentina

A Lenovo e a Intel se uniram para lançar um novo modelo da série Intel Learning Classmate PC feito especialmente para os mais jovens. O computador, apelidado de Classmate+, tem foco nos países em desenvolvimento.
O netbook está longe de ser uma potência, mas traz força suficiente para realizar os trabalhos dos estudantes com tranquilidade. Ele vem com um processador Intel Atom N455 CPU, 1GB ou 3GB de RAM e roda o Windows 7. Ele também chega com uma tela de 10.1 polegadas, portas USB, câmera de 1.3 megapixel, Wi-Fi e permite que o usuário opte por uma bateria de três ou seis células.
Quanto ao armazenamento, o PC traz as opções de 8GB e 16GB SSD, ou ainda, 160GB e 250GB HDD. O dispositivo tem o formato de uma maleta e pesa 1,33 quilos com a bateria menor e 1,54 quilos com a versão de seis células.
De acordo com o release divulgado pela empresa, o computador também será comercializado nas instituições de ensino, assim como em lojas, mas ainda não há previsão de preço e data de lançamento para o mercado global.
Abaixo, veja as fotos e especificações do produto.






IRPF 2011: Mais de 920 mil contribuintes já entregaram a declaração

A Receita Federal do Brasil (RFB) recebeu até às 17 horas de ontem (9/3) 920.337 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2011 Durante o dia foi registrada uma média de 9 mil declarações por hora.
A expectativa da Receita é que cerca de 24 milhões de contribuintes prestem contas este ano. O prazo de entrega termina dia 29 de abril, às 23h59min59s.
Quem não entregar a declaração dentro do prazo, terá que pagar multa de R$ 165,74.

Já está aberta a consulta ao 3º Lote residual Multiexercício do IRPF (exercícios 2010, 2009 e 2008)

A Receita Federal do Brasil liberou ontem (9), às 14 horas, consulta ao 3º lote residual multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física (exercícios 2010, 2009 e 2008).
No dia 15 de março de 2011 serão creditadas, simultaneamente, as restituições referentes aos lotes residuais dos exercícios de 2010 (ano calendário de 2009) de 2009 (ano calendário de 2008) e 2008 (ano calendário de 2007), mediante depósito bancário, para um total de 40.017 contribuintes, totalizando R$ 100 milhões.
Para o exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 24.295 contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 65.119.082,63 já acrescidos da taxa selic de 9,39 % (maio de 2010 a março de 2011). Desse montante, 4.943 contribuintes referem-se aos contribuintes de que trata a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), totalizando R$ 22.934.005,48.
Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 10.134 contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 21.873.695,50, já atualizados pela taxa selic de 17,85 %, (período de maio de 2009 a março de 2011).
Já para o lote residual de 2008, serão creditadas restituições para um total de 5.588 contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 13.007.221,87 já atualizados pela taxa selic de 29,92 %, (período de maio de 2008 a março de 2011).
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Cinco bons motivos para investir no atendimento online

O tratamento do cliente como se fosse único em meio a tantos internautas é o que vai garantir sua fidelização
Com o crescente número de sites de e-commerce, a exigência do consumidor está cada vez maior, uma vez que ele conta com diversas opções para comprar. Em 2011, ele é quem dita as regras e, para ganhar esse mercado, apenas promoções não são suficientes, é preciso foco no atendimento. O tratamento do cliente como se fosse único em meio a tantos internautas é o que vai garantir sua fidelização. Nesse cenário, o atendimento personalizado, mesmo no ambiente online, vem ganhando espaço e se torna ferramenta fundamental para conquista do e-consumidor.
Para acompanhar a demanda, sem que a estrutura física de atendimento cresça de forma exponencial, preparei cinco bons motivos que não podem ficar de fora de sua lista na hora de investir em sistemas de atendimento online ao cliente.
1. Redução no custo de atendimento ao cliente: quando se investe em ferramentas que automatizam o atendimento, o lojista virtual evita a busca do consumidor por recursos como telefone e traz a resposta no primeiro contato. Isso reduz a necessidade de investimentos em grandes equipes, uma vez que o processo é automatizado e prático.
2. Acréscimo de vendas online: ao entender, através de ferramentas que interpretam a pergunta do cliente de forma automática identificando, por exemplo, o que são perguntas de clientes propensos a comprar, o varejista pode direcionar respostas e iniciar um contato de venda de forma mais personalizada.
3. Melhora no atendimento ao cliente: a automatização de processos com tecnologias que atendam one to one, mesmo que o número de internautas com dúvidas seja grande, cria mais fidelidade e deixa clientes mais satisfeitos, com respostas imediatas – Clientes mais satisfeitos compram mais e te recomendam mais. Segundo um estudo da Forrester Research, experiências positivas de clientes geram maior fidelidade e resultam em fatores como: maior possibilidade de voltar a comprar, relutância em mudar a concorrência e maior índice de recomendação da empresa.
4. Relatórios online: a análise de relatórios gerados pelas tecnologias de atendimento facilita a avaliação das demandas e expectativas do cliente. Os relatórios trazem dados para melhor inserção de conteúdo e geração de taxa de maior conversão. Sites sem conteúdo são: ineficientes, frustram o cliente, custam um dinheiro desnecessário e não geram conversão de vendas.
5. Busque tecnologia inteligente: contar com ferramentas que interpretam as perguntas de forma natural também facilita de forma significativa a agilidade no atendimento. Exemplo: na loja virtual, o consumidor pergunta quanto custa o frete e outro questiona quanto pagará pelo transporte. Ambas as questões levam a uma mesma resposta.
Portanto, é hora de investir e a atenção na pesquisa por tecnologias adequadas é fundamental. Depois...é só vender e...com tranquilidade!
Albert Deweik - é diretor de vendas da NeoAssist, empresa de desenvolvimento de ferramentas para atendimento ao cliente.

Contribuinte deverá abater individualmente gasto com plano de saúde empresarial no IR deste ano

A Receita Federal adotou medidas para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 que deverão impedir o abatimento irregular de gastos com plano privado de assistência à saúde na modalidade coletivo empresarial, aquele que é contratado pela fonte pagadora em benefício de seus empregados.
A partir de agora, o Informe de Rendimentos fornecido pelo empresa ao trabalhador, que contém também as despesas, deverá discriminar o nome de cada dependente neste tipo de plano e os valores de contribuição relativos aos mesmos. Assim, o titular do plano só poderá descontar os valores dos dependentes se eles também forem seus dependentes no Imposto de Renda (IR).
"Para aqueles que têm esse plano de saúde coletivo, o empregador, neste ano, está obrigado a entregar, no comprovante de rendimento, a relação dos pagamentos individualizados do titular e daqueles dependentes no plano, mesmo que, necessariamente, não sejam os mesmos dependentes no Imposto de Renda", informou o supervisor do IR, Joaquim Adir.
No caso de ter menores como dependentes do declarante, Adir informou que o empregador também terá que fornecer a informação mesmo que esses não tenham número do CPF. Por outro lado, se um pessoa é dependente no plano de saúde e faz parte de um mesmo grupo familiar, mas não é dependente no IR, poderá incluir a informação na sua declaração para a dedução do imposto. "Assim, ele pode deduzir os valores na declaração mesmo que os valores tenham sido descontados do cônjuge ou pai, com débito em conta ou contracheque", disse.
No caso dos filhos menores incluídos no plano de saúde do pai, mas que são dependentes da mãe no IR, a situação é a mesma: a mãe é quem deve deduzir as despesas com o plano. "Se eles forem dependentes da mãe no Imposto de Renda e o desconto esteja sendo feito no contracheque do pai ou em débito em conta, quem deduz é a mãe", afirmou o supervisor. Os valores dos filhos ou do cônjuge só podem ser deduzidos no IR dos pais se eles forem dependentes também no IR.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física começou no último dia 1° e vai até o dia 29 de abril. O programa gerador da declaração do IR, segundo Adir, foi totalmente reformulado para facilitar seu preenchimento. O software pode ser usado em vários sistemas operacionais, incluindo os considerados livres como o Linux.

Voos promocionais a partir de R$ 10,00

A companhia aérea GOL está realizando, desde as 20h de ontem, uma grande promoção de passagens, que ocorre até as 6h da próxima segunda-feira, 14. Por meio da ação, clientes poderão comprar bilhetes de ida a R$ 10, em voos realizados entre os dias15 de março e 19 de abril, para qualquer destino operado pelas marcas GOL/Varig, exceto os da região do Caribe.
"A promoção sustenta nossas ações pelo aniversário de 10 anos da GOL. Quem comemora é o cliente", destaca a vice-presidente de Mercado da companhia, Claudia Pagnano. "Vamos oferecer 100 mil bilhetes promocionais. Será uma ótima oportunidade de viajar ainda mais barato com toda a família", complementa.
Os clientes da GOL poderão comprar os bilhetes promocionais pelo site http://www.voegol.com.br ou agentes de viagem. As tarifas serão válidas para viagens com permanência mínima de duas noites e com compra obrigatória do trecho de volta. A promoção permitirá o acúmulo de 30% de milhas Smiles.
Azul e Webjet
A Azul também está com trechos abaixo do preço de mercado, a partir de R$ 49,00, que podem ser divididos em até 10 vezes. Os interessados podem acessar o site da companhia: http://www.voeazul.com.br. O mesmo acontece com a Webjet (http://www.webjet.com.br), que possui trechos a partir de R$ 29,99 para diversas cidades.

Inflação abre março em alta - Alimentos, transportes e habitação puxaram o indicador semanal da FGV para cima

O mês de março mal começou e já dá sinais de aceleração na inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atingiu 0,59%, acima dos 0,49% da medição anterior. Alimentos, transportes e habitação puxaram o indicador para cima.
Segundo a FGV, os alimentos in natura tiveram forte alta. Tomate (16,12%), cenoura (16,68%) e frutas (1,46%) aqueceram a inflação. A alimentação ficou mais cara, mesmo com a queda de preço de vários tipos de carne, como filé-mignon (-12,03%) e do açúcar (-2,43%).
Os brasileiros também estão pagando a mais pelos cigarros (2,04%), pelo aluguel (0,77%) e pelas tarifas de telefonia móvel e celular (1,98%).
Aumentos nas passagens de metrô e ônibus em capitais, no entanto, foram os que contribuíram mais para a inflação. O grupo transportes subiu 1,08%, como um todo.
Já a alta de 0,54% no grupo Saúde e Cuidados Pessoais foi muito influenciada pelo encarecimento dos valores cobrados pelos dentistas, de 0,72%. O vestuário serviu de contrapeso, com queda de 0,16%, por conta das liquidações de verão. Os calçados foram o destaque, com queda de 0,10%.
MAIS PRESSÃO
O economista da FGV André Braz acredita que este ano os alimentos vão continuar pressionando a inflação, mas não vão repetir as mesmas altas do ano passado. “Não aposto em queda ainda maior da carne nem dos produtos ‘in natura’. Os alimentos devem continuar sendo um fator de pressão para a inflação em 2011”, prevê.

Alta do açúcar no mercado internacional encarece álcool combustível

Os preços do álcool e da gasolina estão em alta no Brasil. O álcool hidratado - usado como combustível - vendido pelos produtores aos distribuidores já aumentou 20,5% nas últimas quatro semanas. A explicação não está na disparada do petróleo, pressionado por causa dos conflitos na Líbia. Além de estarmos no período de entressafra, são as cotações atraentes do açúcar no mercado internacional que levam os produtores de cana brasileiros a optar pela produção desta commodity, o que diminui a oferta interna do álcool. O consumidor, que pagará por isso nas bombas, precisa ficar atento. Em alguns casos, o litro do álcool já está custando o mesmo que o da gasolina mostra reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal O GLOBO.
O Sindicato Nacional do Comércio de Combustíveis (Sindicom) destacou que as distribuidoras ainda não fizeram o repasse para os postos da maior parte dos aumentos feitos pelos usineiros. O aumento médio do álcool nos postos em São Paulo foi de 6,1% nas últimas quatro semanas, enquanto no Rio foi de 2,4%.  Ou seja, o consumidor pode se preparar para novos aumentos de preços, não só para o álcool, como também para a gasolina, que tem 25% do produto em sua mistura.
Desde a semana passada, as distribuidoras no Rio já aumentaram muito os preços do álcool. Teve aumentos de R$ 0,13 até R$ 0,16 por litro de uma vez só. É impossível absorver esse aumento sem repassar para a bomba - destacou Manoel Fonseca, presidente do Sindicomb, sindicato que reúne os postos no município do Rio.
Para evitar uma possível falta de álcool no mercado, a Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis) vai solicitar ao governo a redução do percentual de álcool na gasolina de 25% para 10%. No ano passado, o governo reduziu o percentual  de fevereiro a maio. Uma redução de 5 pontos percentuais de álcool anidro na gasolina representa economia de 100 milhões de litros de álcool  por mês. O presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda, disse que o pedido de redução do percentual de álcool na gasolina será feito pela revenda na próxima semana em reunião com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A funcionária pública Laura Jane já substituiu o álcool pela gasolina, motivada pelo forte aumento do combustível. Ela, que sempre compara os preços, abastece entre a Penha e a Praça da Bandeira.
Meu carro é bicombustível. Sempre uso álcool, mas agora, como não está valendo a pena, passei a optar pela gasolina. Nesse posto que estou abastecendo, na Praça da Bandeira, já senti um aumento na gasolina. Lembro que, recentemente, abasteci por R$ 2,69 o litro. Agora, está a R$ 2,72 - disse.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2011.


JORNAL O GLOBO
- Estradas nunca mataram tanto como neste carnaval

JORNAL EXTRA
- Adriano já jogou pela janela R$ 35 milhões para voltar ao Brasil
- Tijuca reclama de avaliação injusta
- Família acusa tia de decepar mão de criança
- Transatlânticos oferecem 1200 vagas

JORNAL O DIA
- Tabelão mostra preços de remédios após o reajuste
- Festa da Beija-Flor não para
- Fla ganha com gol no último minuto: 2 a 1
- Campeã do Acesso A, Renascer usou alegoria exibida pelo Salgueiro no Carnaval de 2010

FOLHA DE SÃO PAULO
- Em dois meses, país recebe mais dólares que em todo 2010
- Presidente da Assembléia de SP é acusado de desvio

P.S. - Até o momento da atualização e postagem desse blog, os jornais de Campos ainda estavam dormindo.