quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aneel altera cálculo de encargo pago por todos consumidores

Até ontem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não havia estimado o impacto financeiro das novas mudanças, aprovadas terça-feira, no cálculo da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que deverá refletir na conta de luz paga por todos os consumidores do país.
A Aneel lembra que, com a nova resolução, a CCC passará a reembolsar às distribuidoras o gasto total com produção de energia para os sistemas isolados, o que inclui, além do combustível usado na geração termelétrica, os custos de compra de energia adicional, de geração própria e de encargos e impostos pagos pelas distribuidoras.
Anteriormente, apenas o custo do combustível era incluído na conta da CCC, que é um dos itens que compõem as tarifas de energia elétrica, e é paga por todos os consumidores de energia do país.  Ao anunciar a decisão, terça-feira, a Aneel explicou que os recursos subsidiam a compra dos combustíveis usados na geração de energia por usinas termelétricas para os sistemas isolados, localizados principalmente na Região Norte do país.
De acordo ainda com a Aneel, para calcular o valor da CCC deste ano, ela vai fazer uma consulta pública, ainda sem data marcada. Após a consulta, será decidido o custo unitário da CCC por distribuidora que será incluído nos processos de reajuste e revisão tarifária de cada concessionária.