sexta-feira, 18 de março de 2011

Palestras e cursos no CVT de Miracema

O primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) inaugurado no último dia 23, em Miracema, no Noroeste Fluminense, já tem uma demanda de mais de 2 mil alunos para as próximas turmas dos cinco cursos oferecidos. A unidade de ensino profissionalizante teve R$ 2 milhões em investimentos do governo do Estado e irá preparar para o mercado de trabalho 1.020 profissionais qualificados por ano, em áreas como serralheria e informática. O trabalho no momento é a busca de parcerias para inserir os alunos no mercado de trabalho e a implantação no segundo semestre dos cursos de língua inglês e espanhol.  
— Está sendo muito gratificante perceber o brilho nos olhos dos nossos alunos. O deslumbramento com a parte técnica e prática dos cursos, com o espaço físico oferecido e os equipamentos disponíveis. Também estamos formando uma parceria com o setor de serralheria, que foi responsável pelo projeto do Pan, no Rio, hoje com duas grandes empresas no município e 10 outras de médio e pequeno, que necessitavam de profissionais na área e agora vamos poder oferecer esses trabalhadores qualificados — conta a coordenadora geral do CVT de Miracema, Sandra Maria Gomes de Azevedo. 
Já segundo o administrador da unidade, que faz parte do organograma da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec), José Marques Fagundes, todas as 360 vagas oferecidas para as primeiras turmas do CVT Miracema foram preenchidas. “A demanda mostra a credibilidade da instituição Faetec. Iniciamos nossos cursos em 14 de fevereiro e na disputa por uma das 360 vagas tivemos um número de 2.700 inscritos. Os inscritos excedentes, agora, esperam o próximo sorteio, que deve ocorrer no final de abril”, disse.
No CVT Miracema os alunos podem encontrar cursos nas áreas de Eletricista Predial, Encanador-Bombeiro Hidráulico, Serralheiro em Alumínio, Serralheiro em Ferro e Informática.  Os cursos têm duração de 14 semanas. O CVT de Miracema está localizado no centro da cidade.
Na inauguração dos laboratórios da unidade Faetec, o secretário de Ciências e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que representou o governador Sérgio Cabral, destacou a importância do Centro Vocacional Tecnológico de Miracema, que “vai qualificar a mão de obra local e dinamizar ainda mais a economia do Noroeste Fluminense”. Na ocasião, esteve acompanhado do prefeito de Miracema, Ivany Samel, do secretário de Trabalho e Renda, Brizola Neto, do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Paulo Melo, e do presidente da Faetec, Celso Pansera. “O conceito do CVT é a integração do desenvolvimento econômico e da educação. É uma determinação do governador Sérgio Cabral e um exemplo para todo o país”, ainda explicou o secretário Alexandre Cardoso.
Palestras — No período do Carnaval os alunos do CVT Miracema, além das aulas curriculares ainda assistiram cinco palestras com profissionais — todos do município — sobre diversos temas. O engenheiro Alexandro Quintal falou sobre a importância do ensino, o jornalista Renato Mercante destacou a importância da força empreendedora, o gestor ambiental Paulo Cesar da Cruz de Azevedo, as questões ambientais que movem o mundo no momento. Ainda na sequência, o acadêmico de Medicina, Thiago Azevedo falou sobre doenças profissionais e saúde e o procurador do Município, José Souto abordou Ética e Cidadania.