quarta-feira, 20 de abril de 2011

Corte nas contratações: PF e INSS podem ser poupados

Candidatos que desejam uma das 1.352 oportunidades na Polícia Federal ou das 3 mil no INSS podem ficar mais tranquilos. As seleções estão na lista de prioridades do Ministério do Planejamento. Em entrevista à Coluna, a secretária de Gestão da pasta, Ana Lucia Brito, antecipou que o ministério dará prioridade aos concursos ligados a áreas sensíveis na gestão de Dilma Roussef.
São projetos relacionados à extinção da extrema pobreza, à manutenção da segurança nacional e ao atendimento ao cidadão. Dessa forma, órgãos associados a essas áreas, como a PF e o INSS, terão a liberação mais rápida.
Sobre a medida que autoriza o ministério a lançar mão de contratos temporários, por no mínimo um ano, a secretária assegurou que a meta de redução dos terceirizados nas repartições será mantida. “A ideia é trocar dois terceirizados por um servidor, seguindo o acordo (com o Ministério Público do Trabalho) e a meta de contenção de custos impostas pelo Planejamento. Estamos analisando os concursos que cumprem esse objetivo”, explicou .
A secretária lembrou ainda que, devido aos bons índices atingidos no ano de 2010 — quando 95% dos terceirizados foram substituídos por concursados —, o prazo final para a adaptação às regras do MPT foi prorrogado. Agora, vai até dezembro de 2012.
NOMEAÇÕES
A secretária Ana Lucia Brito esclareceu ainda que o direito adquirido dos candidatos será respeitado. Logo, em primeiro lugar, serão autorizadas convocações com prazo de vigência a estourar, como aconteceu no Ibama, que chamou 60 aprovados de 2008, e no próprio Planejamento, que convocou 99 de 2009.
“MOMENTO PONTUAL”
Apesar do clima de desânimo entre os candidatos por conta do contingenciamento, há esperança de melhoras. “Esse é um momento pontual de ajustes no orçamento, mas o governo vai precisar de pessoal para continuar tocando as políticas públicas”, destacou Ana Lucia Brito.
DETALHAMENTO
Ana Lucia Brito informou ainda que o Ministério do Planejamento deve apresentar, ao poucos, as análises e os critérios da liberação ou não de cada pedido de concurso. “O levantamento das demandas já foi finalizado pelos técnicos do ministério, agora só faltam ser concluídas as análises caso a caso”, afirmou.
EXPLICAÇÕES
Na próxima terça-feira, 26 de abril, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, vai ter de dar explicações aos deputados sobre o corte de mais de 19 mil vagas nos concursos. Blechior foi convocada a participar de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento da Câmara.
Fonte: Jornal O Dia