quinta-feira, 26 de maio de 2011

Saiba o que muda na compensação de cheques

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) começaram a adotar uma série de mudanças para tornar essa forma de pagamento mais segura e rápida. Com as novas regras, o prazo de compensação do documento cai de até quatro dias para, no máximo, dois. No caso de valores acima de R$ 300, será de apenas um. Leia as dicas e veja o que mudou.
Passo a Passo
Nova compensação
Os bancos, agora, não precisam mais enviar os cheques para outras instituições, bastando apenas passar as informações por meio dos códigos de barras e das imagens dos cheques. Assim, foi reduzido o tempo para compensação.
Contrato claro
O Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que, em um prazo de 11 meses, os bancos terão que incluir nos contratos já existentes os critérios que utilizam para dar ou não folhas de cheques aos clientes. No caso de novos contratos, a exigência já está em vigor.
Boletim
Os bancos estão se adaptando para começarem a cobrar o boletim de ocorrência policial para sustações ou revogações por furto, roubo ou extravio de folhas de cheque em branco, como já ocorre nas sustações de cheques emitidos. O boletim deverá ser apresentado em até dois dias.
Data no cheque
Os bancos têm até o fim de outubro para começarem a imprimir a data de confecção do cheque nas folhas. Isso evitará que folhas muito antigas continuem sendo utilizadas.
Limpando o nome
Os bancos devem fornecer ao cliente cópias dos cheques que não foram pagos por falta de fundos. A instituição terá que informar ainda o endereço do último beneficiário. Isso vai facilitar o resgate do cheque, permitindo limpar o nome.
Fonte: Jornal Extra