segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Osteoporose: remédio grátis - Instituto convoca voluntárias com o problema, no Rio, para participar de estudo inédito


Medicamento inovador para controlar a forma grave da osteoporose vai começar a ser testado em diversos países — entre eles, o Brasil. No Rio, a pesquisa será feita pelo CCBR Brasil (Centro de Pesquisas e Análises Clínicas), em Botafogo. Por isso, o instituto está convocando mulheres entre 55 e 65 anos com perda de massa óssea grave e que já tenham tido fraturas. Maiores de 65 anos com osteoporose avançada também são requisitadas.
De acordo com o diretor clínico da unidade, Paulo Lacativa, o estudo deve começar na segunda quinzena de agosto e durar dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois. Cerca de 500 mulheres devem ser recrutadas.
Além do novo remédio — cujo nome e substância não podem ser revelados —, também será usado na pesquisa o medicamento Teriparatida, que custa cerca de R$ 3 mil e é um dos melhores tratamentos para osteoporose grave.
Segundo Lacativa, as voluntárias passarão por uma triagem para saber se têm o perfil indicado para a pesquisa. Depois, terão de fazer bateria de exames no próprio centro clínico. Tudo de forma gratuita. As interessadas em participar do estudo devem entrar em contato pelo 2527-7979.
“A principal indicação é prevenir uma segunda fratura — ou primeira, no caso de mulheres que não tenham o problema ainda. Vamos comparar o novo medicamento, que sabemos que é bom, com o Teriparatida, para saber se é tão eficaz quanto. É uma forma de tornar esses caros remédios acessíveis”, explica Paulo Lacativa.
Exames podem ser agendados
O CCBR também está oferecendo durante todo o mês de agosto exames de densintometria óssea gratuitamente para mulheres na menopausa, entre 50 e 65 anos, que apresentem alguma história de fratura por osteoporose e que ainda não tenham realizado o teste. Ou, ainda, para mulheres acima de 65 com história de fratura e sem tratamento para osteoporose. Para agendar, ligue: (21) 2527-7979.
Fonte: Jornal O Dia