quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Abertas as inscrições para o curso de Licenciatura em Educação do Campo na Faetec


Com o objetivo de beneficiar as populações das áreas rurais e facilitar a inclusão social das comunidades, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abre a partir dessa quarta-feira (14/9) as inscrições para o primeiro curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, voltado para a formação de professores da Rede Pública que já atual em escolas rurais nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e no ensino médio. São 60 vagas para o curso, de nível superior, e as inscrições acontecem no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), que fica na Avenida Deputado Alair Ferreira, nº 37, no Bairro Turf Club em Campos dos Goytacazes, até sexta (16/9), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A Licenciatura em Educação do Campo é um curso com quatro anos de duração com o objetivo de formar profissionais de educação capacitados para atuar em escolas rurais, ministrando aulas nas áreas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática, com ênfase em Ciências Agrárias. O Público alvo do curso são professores da educação básica da rede pública de ensino, que não tenham cursado outra graduação, com uma única matrícula, que atuam nas escolas localizadas no campo ou em escolas rurais, camponeses jovens e adultos que residem no campo, que atuem ou venham a atuar em projetos pedagógicos ligados à Educação ou em lideranças comunitárias, comprovadamente, oriundas dos movimentos sociais do campo, que não possuem graduação e que já concluíram integralmente o ensino médio ou equivalente.
De acordo com a diretora do Instituto, Ângela Sanges, o objetivo do curso é buscar alternativas que possam reforçar a qualidade no ensino público nestas regiões através da capacitação de professores, que vivenciam o dia-a-dia da vida no campo. “O curso foi criado para atender a demanda de pessoas que vivem em área rurais muito próximas a cidade de Campos e é direcionado para assentados, pescadores, quilombolas, cortadores de cana, pequenos agricultores e professores da Rede Pública de ensino que já atuam nessas comunidades. Estamos otimistas em trazer esta alternativa para as comunidades que vivem no campo”, explica. 
A prova do processo seletivo acontece no domingo (2/10) e o resultado está marcado para a segunda (10/10). Já o edital de convocação, contendo todas as informações sobre o concurso, pode ser acessado no site da Diretoria de Educação Superior (Desup) da Faetec: www.faetec.rj.gov.br/desup. Em caso de dúvidas ou de dificuldade em acessar a Internet, os interessados podem solicitar todas as informações sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo no próprio Isepam, ou, pelo telefone: (22) 2731 5653.


Isepam: formando professores desde 1895
 Com 116 anos de existência o Isepam, que passou a fazer parte da Faetec em 2001, conta hoje com cerca de 4.200 alunos nas formações oferecidas em diversos níveis, desde a Educação Infantil, passando Pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio, Ensino Superior em Pedagogia e Pós-graduação em Gestão Educacional, além de oferecer cursos de curta duração nas áreas de informática e idiomas, incluindo a Linguagem Brasileira de Sinas (Libras) e a linguagem Braille, sistema de leitura com o tato para cegos, abertos tanto para professores, quanto para o público em geral.