segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A seca em São Paulo


O baixíssimo nível de água do Sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo é um reflexo da ausência de consciência ambiental por parte dos paulistas e do povo de um modo geral

Esta é a primeira vez em meus pouco mais de cinqüenta anos que ouço falar em seca no abastecimento de água da maior cidade brasileira, São Paulo. O baixíssimo nível de água no sistema Cantareira que abastece a cidade de São Paulo apresenta alguns fatores, o primeiro deles que aponto é justamente a falta de consciência ambiental por parte da população, que vira e mexe usa e abusa do direito de desperdiçar água.
Todos os dias, milhares de donas de casa, desperdiçam água, lavando calçadas com água limpa, assim como proprietários de automóveis que também fazem o mesmo para limpar seus veículos, fora outros detalhes de desperdício de água em volumes gigantescos.
Mesmo com aulas sobre cuidados ambientais nas escolas ainda assim crianças e até mesmo seus pais, desperdiçam água em banhos excessivamente demorados, ou até mesmo na hora de lavar o rosto ao acordar. Todas essas atitudes em um mês ocasionam um volume de desperdício de água que poderia ser aproveitado da melhor forma.
Outro ponto a ser apontado e que demonstra a falta de cuidados e zelo por parte da população em relação ao desperdício de água é quando uma bomba que transporta água para o abastecimento estoura no meio do caminho e ninguém, mas nenhum cidadão é capaz de ligar para a empresa fornecedora de água para divulgar e informar sobre o vazamento de água. Essa situação por si só já demonstra a falta de cidadania dos brasileiros que passam por cima dos problemas logísticos de uma cidade e não tomam providências para ajudar a solucionar esta situação.
Apesar dos noticiários televisivos e radiofônicos alertarem a população sobre os cuidados e o compromisso que cada cidadão deve ter para economizar água, ainda assim a população se compraz em desperdiçar esse líquido tão precioso.
Por outro lado há agricultores que valorizam a água que recebem em seus canos e os reutilizam ou reaproveitam da melhor forma para dar de beber para os animais e regar as verduras e hortaliças todas às manhãs.
Em São Paulo há hospitais que também utilizam métodos inteligentes de captação e distribuição de água dentro do próprio hospital – isso foi publicado há mais de 30 anos em uma reportagem de um jornal de âmbito nacional.
Já os agricultores são os únicos que vem utilizando de forma consciente a água que recebem para dar de beber aos animais e reaproveitar essa mesma água que sobra para irrigar as verduras e hortaliças.
O nordeste brasileiro vive há mais de meio século com escassez de água para irrigar a lavoura e sustentar as famílias que vivem no sertão nordestino, mas mesmo assim, ninguém morreu ou morre por isso. O único inconveniente da seca no nordeste do País é o fato de que o Nordeste não contribuiu de forma igualitária com outras regiões na economia do país.
Seja como for o brasileiro ainda levará muitos anos para aprender a utilizar a água de forma consciente e contribuir para o abastecimento e economia de água.
Ironicamente, parece que os deuses estão castigando a cidade de São Paulo, depois de verem tantas demonstrações preconceituosas contra os nordestinos, nas redes sociais e após o resultado das eleições presidenciais no Brasil.

Resta um alento para o povo de São Paulo, o fato de que pela posição geográfica e pelo excesso de edifícios na maior metrópole brasileira, o calor fará com que as chuvas caiam torrencialmente e voltem a cair sobre os rios e estes encham o reservatório de água da maior cidade brasileira.