terça-feira, 14 de julho de 2015

O gado do vento, um capítulo marcante na história de Campos dos Goytacazes-RJ


Campos dos Goytacazes localizada ao norte do estado do Rio de Janeiro é um dos maiores municípios do estado. Atualmente historiadores e pesquisadores e historiadores, debatem sobre a verdadeira idade desta cidade. Enquanto alguns firmam sua data quando a cidade tomou ares de Vila em 1828, outros preferem ir mais além e dizer que a cidade nasceu junto com a criação ou posse da capitania hereditária de São Tomé ocorrida poucos anos depois da descoberta do Brasil em 1500. Rica culturalmente pela importância que teve para a economia nacional em face da indústria canavieira que perdura até hoje, Campos é uma cidade marcada por lutas, heróis e heroínas.
De acordo com o escritor Júlio Feydit, em sua obra “Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes”, houve um período na história, em que os agricultores e pecuaristas travaram uma batalha com os Assecas que tentaram esbulhar a cidade impondo impostos sobre diversos aspectos da cultura local.
Os Assecas eram descendentes de Salvador Corrêa de Sá e Benevides, Governador Geral do Estado do Rio de Janeiro, e um dos Sete Capitães, que colonizaram esta planície. Os Sete Capitães tomaram da conta da planície após a desistência do donatário Pero de Góis, que deveria colonizar a capitania herdada do Rei de Portugal, D. Manuel.
Ao conhecer João Ribeiro de Almeida, natural de Água Preta, São João da Barra, este em seu relato além de mostrar sua arte de fazer relatos da vida através de versos, também revela que até seu tempo de juventude o gado na planície vivia ao vento, tendo a sua disposição, pastos verdejantes e a liberdade de caminhar por tantas terras sem que houvesse cercas de arame farpado que delimitam os sítios e fazendas atualmente.
“(...) porque nessa época era tudo aberto não tinha cerca não, botava os animais para lá e largavam. Se parasse ali bem, se não parasse, saía andando, ia embora toda vida. Porque não tinha cerca. Depois que fizeram cerca, taparam tudo, mas antes era tudo aberto (...)”.
Dessa história, o campista como ninguém sabe que Benta Pereira, fazendeira e que possuía inúmeras cabeças de gado tomou as dores do povo e dos fazendeiros em ato de bravura prendeu os vereadores da Câmara Municipal que votaram a favor da aplicação dos impostos do gado do vento.

A bravura de Benta Pereira está eternizada nesta planície, pois no brasão da cidade criado quando da elevação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes em cidade, estampou-se a seguinte frase: “aqui até as mulheres, lutam por seus direitos”.