terça-feira, 14 de julho de 2015

A histórica decisão do Campeonato Fluminense de 75


Há 40 anos mais precisamente em maio de 1975, o Americano FC e o EC Sapucaia, protagonizaram um dos capítulos mais importantes da história do futebol de Campos dos Goytacazes-RJ. Ambas equipes disputaram o título de Campeão Fluminense pelo antigo Estado do Rio de Janeiro. O jogo foi disputado no Estádio Ary de Oliveira e Sousa - de propriedade do Goytacaz FC.
O árbitro dessa partida foi Arnaldo César Coelho que ajudou a escrever um capítulo inédito na disputa deste esporte bretão, pois ele encerrou o 1º tempo da partida aos 38 minutos. Sendo alertado primeiro pelas equipes de rádio e posteriormente pelos dirigentes dos dois clubes que foram buscá-lo no vestiário para completar os 7 minutos restantes e regulares de um tempo do futebol.
O jogo foi empolgante do início ao fim, uma vez que o EC Sapucaia barbarizou fazendo o primeiro gol aos 9 min através de Valmir, ao escorar de cabeça um cruzamento sob medida feito por Albérico. Aos 25 min o Sapucaia chegava ao segundo gol, com uma trama bem armada pelo ataque rubro-negro, Betinho autor do gol, entrou rápido pela extrema e tocou no canto direito do goleiro Bodoque. Aos 34 min, o mesmo Valmir marcava um golaço de placa, após fintar o zagueiro Zé Henrique espetacularmente. Ou seja, em menos de 30 minutos, o Sapucaia mostrava que não estava para brincadeira. O reflexo disso tudo se via com nitidez à luz fria do placar do Arizão, que mostrava 3x0 a favor do Sapucaia.
No segundo tempo, o Americano acordou e voltou decidido a mostrar porque ele era o Campeão Campista. Aproveitando-se de duas indecisões da zaga rubro-negra, o Americano marcou duas vezes, aos 4 e aos 5 minutos, através de Messias e Chico, respectivamente.
Mas o Sapucaia é o Sapuca e Joaquinzinho com uma pedrada de fora da área, marcou aos 27 min, após trocar passes com Toninho, Alcir e Betinho, colocando a criança para dormir pela quarta vez no fundo das redes de Bodoque, liquidando de vez com o Americano.
Este jogo que contou com a arbitragem de Arnaldo César Coelho, rendeu aos dois clubes a importância de Cr$ 49.420,00.
O Sapucaia conquistou o título do Campeonato Fluminense de 1975 jogando com Roque; Charuto, Admilson, Folha e Albérico; Amaritinho, Joaquinzinho e Alcir; Betinho, Valmir e Toninho Guerreiro. O Americano entrou em campo com Bodoque; Guaraci, Zé Henrique, Luisinho e Capetinha; Adalberto, Ico e Paulo Roberto; Messias, Tatalo e Chico. Desse jogo também participaram Osvaldo Guariba e Joélio pelo Sapucaia, e Jamil Abud e João Francisco pelo clube do Parque Tamandaré.

O Esporte Clube Sapucaia, cujas cores são o preto e o vermelho, já existia desde 18 de dezembro de 1934. Ostenta os títulos de Campeão do antigo Estado do Rio de Janeiro, a VII Taça Cidade de Campos da Série Industrial em 1968, do Torneio Experimental de Profissionais de 1972. Possui inúmeros troféus tais como: José Carlos Vieira Barbosa (ex-prefeito de Campos); e outros com nomes de personalidades esportivas: Carino Quitete, Mário Seixas, e Edmundo Vaz de Araujo.