quinta-feira, 31 de março de 2011

Abaixo-assinado na tentativa de manter Florestal em Campos

Ambientalistas e sociólogos resolveram criar um abaixo-assinado virtual visando à reativação da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA), em Campos. Até o final da tarde de ontem, mais de 150 pessoas participavam deste manifesto. A unidade foi instalada em 1980, no prédio onde funcionou a antiga Ceasa, em Guarus, sendo ontem o último dia de funcionamento da unidade no município.
Segundo o sociólogo e professor assistente de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) George Gomes Coutinho, esta iniciativa foi tomada para constranger o Governo do Estado de tomar tal decisão. “Uma atitude injustificável do governo. Esta é uma Polícia especializada que deveria continuar atendendo uma região com problemas socioambientais”, argumentou.
George esclareceu que o abaixo-assinado será entregue às autoridades competentes na tentativa de reverter a situação. “A manutenção de uma Polícia em ações de cunho ambiental é evidentemente estratégica, pois a região irá passar por mudanças socioeconômicas muito severas nos próximos anos”, ressaltou.
Câmara também pela permanência do BPFMA
O assunto foi discutido entre parlamentares da Câmara Municipal de Campos durante a sessão ordinária da última terça-feira. O vereador Gil Vianna (PSDC) questionou a transferência da companhia para Niterói. De acordo com ele, a população de Campos precisa de uma explicação sobre o motivo da transferência. “Na próxima sessão vou entrar com requerimento solicitando pedido de informações sobre o caso ao governador Sérgio Cabral”, destacou o vereador. A 3ª Companhia do BPFMA atendia uma área de sete quilômetros quadrados, com abrangência dos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Campos e São Fidélis.