quinta-feira, 31 de março de 2011

Infraero vai transferir aeroporto de Campos para município

O Aeroporto Bartholomeu Lyzandro vai ser transferido para a Prefeitura Municipal de Campos, assegurou esta quarta-feira (30), a Secretária de Aviação Civil, Fabiana Todesco, em Brasília, visando sua recuperação e expansão de suas atividades de transporte de passageiros e de cargas. A confirmação foi feita pelo deputado federal Anthony Garotinho, que se reuniu esta manhã com a Secretária Fabiana Todesco, quando apresentou ofício da Prefeita Rosinha Garotinho manifestando o interesse do município em assumir o aeroporto.
A Secretária Fabiana Todesco informou ao deputado Anthony Garotinho que até o primeiro semestre deste ano o aeroporto deve ser municipalizado para que, dentro dos parâmetros das normas e leis que regulam a Aviação Civil, a prefeitura possa atuar para agilizar e promover a ampliação do Bartholomeu Lyzandro.
A intenção da Prefeita Rosinha é a de promover a expansão do transporte de passageiros e de cargas da unidade, que é alfandegada, com o aeroporto sendo uma peça fundamental no suporte a empreendimentos como o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barrado do Furado.
Segundo a Medida Provisória 527, o Governo Federal pode transferir para Estados, Distrito Federal e Municípios, a implantação, a construção, a operação e a manutenção direta e indireta de aeroportos.
Durante o encontro, o deputado federal Anthony Garotinho entregou o ofício da Prefeita Rosinha Garotinho manifestando o interesse do município de assumir o Aeroporto Bartholomeu Lyzandro e, em seguida, licitar a empresa que vai operar e administrar a unidade.
A Prefeita Rosinha Garotinho, desde o início de seu mandato, em 2009, vem mantendo gestões com a Infraero, que administra o aeroporto de Campos, no sentido de revitalizar o Bartholomeu Lyzandro. Rosinha chegou a receber em Campos, em 2009, o então presidente da Infraero, Tenente Brigadeiro do Ar, Cleonilson Nicácio Silva, para tratar da revitalização do aeroporto.