quinta-feira, 31 de março de 2011

Prova vai detectar nível de alfabetização no início do ensino fundamental

Dentro de um quadro que visa detectar o nível de alfabetização das crianças que completaram os três primeiros anos desse nível de ensino, alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental participam nesta semana de uma nova avaliação.
A Prova ABC é uma iniciativa do Movimento Todos pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As avaliações oficiais existentes hoje no país medem o desempenho dos alunos a partir do 5° ano do ensino fundamental.
Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscilla Cruz, é importante que o Brasil implemente um instrumento para medir a alfabetização dos alunos mais novos, de forma que as políticas públicas possam ser corrigidas a tempo.
Priscilla avalia que se uma criança não é alfabetizada plenamente até os 8 anos de idade, o aprendizado a que ela tem direito no futuro não ocorrerá. ‘O instrumento inicial de compreensão do mundo é a alfabetização”, afirma. Foram selecionados 6 mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para participar da prova.
Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho. Desde 2008 o Ministério da Educação envia às escolas públicas do país a Provinha Brasil, um teste aplicado pelos próprios professores a alunos do 2° ano do ensino fundamental. Os resultados não são divulgados e servem apenas como diagnóstico para os educadores avaliarem o nível de aprendizagem dos estudantes.
Priscilla acredita que é necessária uma prova externa e que cubra todo o país. “Avaliação não é para punir ninguém, mas um instrumento para garantir a qualidade. O direito de aprender está na Constituição Federal, mas como a sociedade pode exigir se não há uma avaliação externa que diga se elas estão aprendendo ou não?”, pergunta. (ABr).