terça-feira, 15 de março de 2011

Chuva deixa Defesa Civil de Conceição de Macabu em alerta

A chuva que cai desde a semana passada na região, não deu trégua e vem preocupando autoridades. Em Conceição de Macabu equipes de socorro da Defesa Civil estão em estado de alerta. De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, o nível do rio subiu bem acima do normal. Com os rios cheios, transbordando e água sobre algumas estradas, o que mais preocupa nesse momento são as quedas de barreiras e chamadas de emergência que não param de chegar à unidade. 
Durante o fim de semana a prefeita Lídia Mercedes - Tedi, e a Defesa Civil juntamente com representantes de algumas secretarias, se reuniram para fazer um levantamento das áreas de risco e traçar possíveis estratégias de urgência. O alerta tem a função de evitar possíveis acidentes, uma vez que o grande volume de chuva nas cabeceiras do rio nos últimos dias fez com que a vazão da massa de água ficasse cada vez maior.
Na estrada da Cachoeira da Amorosa, por exemplo, o trânsito está parcialmente interrompido, e os motoristas só trafegam em meia pista por conta das quedas de barreiras em pontos deslocados. Além do cartão postal da cidade, praticamente todas as áreas de vargens do município foram afetados por inundações, como é o caso da área conhecida como Ponte Branca. Já do outro lado, divisa com a cidade de Santa Maria Madalena, o local está totalmente coberto pela água.
Segundo a Defesa Civil, não há registros até o momento de pessoas desabrigadas, ou desalojadas, mas faz um apelo aos moradores de áreas de risco, que procurem um local seguro, principalmente em caso de chuva forte. Durante toda a segunda-feira (14), moradores dessas áreas receberam esclarecimentos para prevenção de desastres causados pelas chuvas.
Em situações de risco é vital que as pessoas fiquem em alerta. Visando isso a Defesa Civil presta esclarecimentos para esses moradores, expondo as principais situações de risco e orientando como agir diante delas. “Tentar orientar aquela população que já está sofrendo por ação do evento adverso para que deixe o local de risco, nós sabemos que não é fácil deixar tudo que é seu para trás, só quem vive é quem sabe, existe todo um fator emocional relacionado, mas a vida é um bem maior e deve ser preservado”, explicou.
Por Douglas Smmithy