terça-feira, 15 de março de 2011

FMIJ completa 21 anos com diversas atividades

Comemoração nos 21 anos da Fundação 
Municipal da Infância e Juventude

Em Campos a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) completa 21 anos de existência nesta sexta-feira, dia 18. São anos de história que prometem ter um novo rumo a partir de 2011. Segundo o presidente, Mário Lopes, este ano a Fundação enfrenta um novo desafio, que é a implantação dos cursos de qualificação profissional, respeitando a diversidade cognitiva da clientela.
Para comemorar o aniversário a instituição promove um dia inteiro com eventos a partir das 9h. Na ocasião, serão distribuídos exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sobre os cursos, Lopes falou: “o que pretendemos é fazer com que o jovem, ao completar 18 anos de vida, tenha adquirido capacitação profissional e possa sair da Fundação com uma profissão”, disse o presidente.
Ele acrescentou que, hoje, a FMIJ não está presente apenas na sede, mas em alguns bairros e distritos, onde oferece às crianças e adolescentes oportunidade de convivência e aprendizado, com atividades lúdicas no turno em que a criança não esteja na escola. “Mas para participar dos programas, tem que estar matriculado em uma escola da rede pública”, afirmou.
A Fundação foi criada quatro meses antes da existência do ECA. “A FMIJ se antecipou à criação do ECA e já oferecia medidas protetivas às crianças, que só viriam a ser reconhecidas pelo ECA meses depois”, contou o presidente. A Fundação também foi provedora do programa municipal de creches durante 10 anos, e o programa Goitacá trouxe a Campos a alta direção do Unicef para a América do Sul, oportunidade em que foi conferida ao prefeito da época, Anthony Garotinho, o título Prefeito Amigo da Criança.
Mário ressaltou que a instituição teve a iniciativa de criar o primeiro programa de erradicação do trabalho infantil, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Esse programa inspirou o Governo Federal a implantar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)”, disse informando, ainda, que o programa Guarda Mirim inspirou outras prefeituras a implantar programa semelhante.
Programação de sexta-feira:
9h – Hasteamento de bandeiras com a Banda da FMIJ, 9h15 – Pronunciamento das autoridades, 9h45 – Lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente – 21 anos da FMIJ, 10h – Entrega de Homenagens, 10h30 – Entrega dos Certificados do Bombeiro Mirim, 10h45 – Apresentação Cultural com adolescentes do Núcleo do Parque Prazeres, 11h – Coquetel, 12h – Apresentação Circense, 18h – Missa em Ação de Graças, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Convento).