quinta-feira, 17 de março de 2011

Ciclone passa ao largo do litoral e não assusta

Capitania dos Portos de Macaé
emitiu alerta a todos os pescadores

Um ciclone com ventos de mais de 120km/h que se aproximou da costa do Rio de Janeiro, passou a 40km do Cabo de São Tomé, em Campos. Um alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas, segundo o órgão, o fenômeno, batizado de Arani (tempo furioso, em tupi-guarani), não ofereceu riscos à população em terra – somente a barcos e aeronaves.
Aviso - Na Colônia de Pescadores de Farol, o presidente Rodolfo da Silva disse que “pescadores de cerca de 130 barcos entre Campos e Quissamã foram alertados, mas até agora as condições são favoráveis à navegação”.
O mesmo alerta foi passado aos pescadores de Atafona, em São João da Barra. Contudo, até o fechamento desta edição os ventos variavam de 35Km/h a 40Km/h, equivalente a 19 nós, e ondas não superiores a dois metros.
Em macaé – A Capitania dos Portos de Macaé orientou os pescadores do município apenas a não se afastarem muito do litoral, mas esclareceu que o ciclone extra-tropical não deveria ter a intensidade antes prevista. O litoral da cidade, no entanto, continua com forte ressaca, com ondas em torno de dois metros.
No ar - No Aeroporto Bartolomeu Lisandro, o chefe do setor de Navegação Aérea, Moisés Viveiros,  afirmou que, segundo informações do Ministério da Defesa, “o ciclone foi visto se afastamento da costa, distante 130km do Farol. Até o momento os voos para as plataformas são normais, na média de 25 por dia.
Marinha confirma: deslocamento para África
No Centro de Hidrografia da Marinha, a oceanógrafa Emma Matschinf, ponderou: “O ciclone passa pela região do Cabo de São Tomé, avançando mar adentro na direção da África. O efeito dos ventos podem ser vistos até 120 milhas do centro do furação e por isso, emitimos alerta para que embarcacões evitem navegar nestas condições”, alertou.