quinta-feira, 17 de março de 2011

Rio já tem quatro municípios com epidemia de dengue

A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira, após receber novas notificações de dengue, que quatro municípios do estado do Rio já enfrentam epidemia da doença. Além de Bom Jesus de Itabapoana, com taxa de incidência de 2.447 vítimas por 100 mil habitantes, estão em situação gravíssima Magé (taxa de 599, 6 por 100 mil habitantes), Santo Antônio de Pádua (1.1158 casos por 100 mil) e Cantagalo (taxa de 1.321 por 100 mil). As cidades afetadas já receberam centros de tratamento para garantir a hidratação dos pacientes. Os números totais da doença no estado serão divulgados no fim da tarde desta quarta-feira.
De janeiro até o dia 12 de março, foram notificados 20.150 casos de dengue no estado do Rio de Janeiro. A capital, segundo dados da Secretaria estadual de Saúde, registrou, no mesmo período, 6.976 vítimas. Do início de 2011 até o dia 28 de fevereiro, quando foi feito o último levantamento, já tinha 1.201 casos, quase 10% de todo o estado, que registrava 13.114 notificações. A taxa de incidência da doença na cidade já é de 526,4 casos por 100 mil habitantes. Na capital fluminense, um bairro já é considerado em surto quando tem 300 casos por 100 mil habitantes.
Nos dois primeiros meses do ano, foram registrados sete óbitos no estado: um em Nova Iguaçu, um em Magé, um em Cabo Frio, um em São Gonçalo, um em Maricá, um no Rio e um em São João de Meriti. A taxa de letalidade no estado, segundo a Secretaria de Saúde, é de 0,1%.
Nesta quinta-feira, a Secretaria estadual de Saúde fará uma apresentação de uma nova ferramenta, que irá ajudar os gestores a ter um panorama mais completo sobre o problema. Um painel de acompanhamento da doença será montado no Gabinete de Gestão da Dengue, que funciona no Departamento Geral de Defesa Civil. Ele reunirá uma série de informações sobre a doença, como número de casos notificados, a taxa de incidência, óbitos confirmados, além da circulação vetorial e do tipo viral em cada município.