quinta-feira, 17 de março de 2011

Nível da Lagoa Feia começa a preocupar na Baixada Campista

Nível da Lagoa Feia já preocupa

As chuvas na Região do Imbé, em Campos, desde a semana passada, elevaram o nível da Lagoa Feia, na Baixada Campista, que recebe todo o excesso de água da Lagoa de Cima, através do Rio Ururaí. Para baixar a cota, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resolveu abrir ontem mais duas das 14 comportas do Canal das Flechas. Segundo o superintendente regional do Inea, René Justen, estão abertas seis comportas.
As chuvas também continuam causando transtorno em Ururaí, onde dezenas de famílias estão desabrigadas e desalojadas. As casas foram alagadas coim a cheia do Rio Ururaí. Segundo o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, o nível do rio continua subindo por causa da cheia da Lagoa de Cima.
As famílias estão abrigadas na Escola Municipalizada João Borges, onde recebem a assistência necessária. Até o fechamento desta edição, uma equipe da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social estava fazendo um levantamento na localidade de Pernambuca para saber quantas famílias estão desabrigadas e desalojadas.
Na manhã da última terça-feira (15), moradores de Ururaí realizaram uma manifestação pondo fogo em pneus e galhos de árvores na BR-101 (Campos-Rio de Janeir) reivindicando as casas populares, mas a secretária de Família e Assistência Social, Izaura Freire informou que as famílias serão incluídas no Programa de Aluguel Social. “Antes vamos recadastrar as mesmas para que elas sejam beneficiadas com as novas casas que serão entregues até o final do ano”, afirmou Izaura, esclarecendo que nunca foi visto uma política pública habitacional em Campos como a atual, com a construção de 5.100 casas. “E essas famílias vão ser beneficiadas com essas casas”, completou. Quanto às aulas na escola ocupada, a Secretaria Municipal de Educação informou estar preparando um cronograma de reposição durante o ano letivo.