Termina hoje a Conferência Intersindical de Segurança no Trabalho Offshore que está sendo realizado no auditório do Sindipetro-NF em Macaé.
A conferência ocorre dez anos depois do acidente ocorrido com a P-36 que vitimou onze trabalhadores e o objetivo é o de debater as condições de segurança neste tipo de trabalho no Brasil e em outros países produtores de petróleo.
Para o coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, a busca contínua pela preservação da vida, no sentido mais amplo da palavra, é que tem balizado as ações do Sindipetro-NF nos últimos anos e a realização desta Conferência pode ser também o início de um grande ciclo de debates com os petroleiros (as) de todas as partes do mundo sobre o que pensam e o querem os trabalhadores(as) da indústria do petróleo para fazer valer seus direitos ao trabalho seguro.
Esta conferência conta com as participações de representantes de várias entidades sindicais e órgãos ligados à segurança do trabalho da Argentina, México e EUA como os sindicalistas: Guillermo Juan Pereyra (Argentina), Dra. Norma Gomez (México) e Kim Nibarger (EUA) além de representantes de órgãos e instituições como Fundação Oswaldo Cruz, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, Agência Nacional do Petróleo, Capitania dos Portos, Ministério do Trabalho e Emprego e U. S. Chemical Safety Board.
A entrada é franca e aberta aos interessados, não sendo necessária inscrição. O auditório fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257 - Centro, Macaé/RJ.
9h - 2º Painel: FISCALIZAÇÃO ESTATAL DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: Fundação Oswaldo Cruz (Dr. Francisco Pedra); Ministério Público do Trabalho (Procurador João Batista Berthier); Justiça do Trabalho (Desembargador Marcos Cavalcante); Agência Nacional do Petróleo - Coordenadoria de Segurança Operacional (Alex Garcia); Capitania dos Portos (Walter Eduardo Bombarda); Ministério do Trabalho e Emprego – Secretaria de Inspeção do Trabalho (Antônio Saliba); U. S. Chemical Safety Board (Vidisha Parasram, Mark Griffon, Amanda Johnson).
11h - Debates
13h30 – Almoço
15h30 - 3º Painel: A MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO - Exposição de sindicalistas de: Brasil: José Maria Rangel (Sindipetro/NF); Argentina: Guillermo Juan Pereyra; Especialista em Segurança no Trabalho da Universidade Autônoma do México (Dra. Norma Gomez) e dos EUA, Kim Nibarger
19h – Encerramento
Quem estiver em Campos, também pode acompanhar a série de debates e os assuntos debatidos na Conferência, pela internet através do site www.radionf.org.br.