quinta-feira, 3 de março de 2011

Coordenadorias extintas para criação de Diretorias

A Coordenadoria, que mudará de nome,
ampliará a área de atuação

Será divulgado no próximo dia 23 de março, o resultado final do processo seletivo para os profissionais que vão atuar nas 15 Diretorias Regionais Pedagógicas e Administrativas, que substituirão as 31 Coordenadorias Regionais de Educação, conforme publicado em Diário Oficial. Os candidatos já enfrentaram prova objetiva de conhecimentos específicos, passando por uma análise de currículo, e cumprirão outras duas etapas: avaliação de perfil e programa de formação.
Com o novo programa de gestão na educação do estado, o Norte Fluminense ficará com apenas uma Diretoria, em Campos, à qual estará subordinada o município de Macaé, cuja unidade será extinta. A regional terá 11 municípios subcoordenação. Nas demais regiões ocorreu o mesmo: o Noroeste Fluminense, que tinha três Coodenadorias, ficará com apenas uma Diretoria também para 11 municípios. A Região Serrana perderá apenas uma unidade: de três Coordenadorias, ficará com duas Diretorias.
O subsecretário de Gestão do Ensino da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), Antonio Vieira de Paiva Neto, alega que a separação “não significa apenas a criação de novas nomenclaturas”. “Esta é uma estratégia de gestão, possibilitando ações mais objetivas de infraestrutura e pedagógicas nas escolas. Cada regional terá uma Diretoria voltada somente para área pedagógica e outra para a área administrativa”, frisou.
Representante regional se restringe a informações de comunicado
Em Campos, perguntada se as escolas ligadas à atual Coordenadoria Regional de Macaé passarão à gestão de Campos, a coordenadora regional Norte Fluminense I, Rosana Juncá, repassou apenas informações do comunicado da Seeduc.
Caberá ao diretor pedagógico coordenar as ações de avaliação, acompanhamento e formação junto às escolas, buscando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. “Também serão atribuições do diretor pedagógico o acompanhamento da implantação da metodologia de gestão escolar, a participação do processo das avaliações externas e diagnósticos, supervisão da implantação de programas e projetos pedagógicos, do cumprimento do regimento e do calendário escolar, matrícula e  frequência, além do acompanhamento da formação”, afirmou Rosana. “Já o diretor administrativo deve garantir a infraestrutura necessária ao bom desempenho da unidade escolar, planejando, avaliando e integrando as atividades técnico-administrativas”, acrescentou.
“Entre as atribuições do diretor administrativo estão: orientar e acompanhar a aquisição de bens e serviços pelas escolas; planejar a distribuição dos recursos financeiros e orientar e acompanhar a prestação de contas das Regionais”, concluiu a coordenadora.