terça-feira, 29 de março de 2011

Zé Lador encontra piscina com água parada em terreno do Estado

Chamado pelos moradores da Rua Joana Fontoura, em Bonsucesso, o Super Zé Lador pegou uma carona na Unidade Móvel do EXTRA (UM) e foi até o bairro da Zona Norte para denunciar mais um possível foco de dengue na cidade. E o herói do Rio ficou apavorado com o que viu. Em um terreno abandonado, no número 18, uma piscina semiolímpica e uma cisterna destampada, cheias de água parada, funcionam como criadouros de mosquitos. E o pior: o pesadelo dos moradores fica em uma área que, desde 2009, pertence à Secretaria estadual de Educação.
— Em outubro do ano passado, eles colocaram uma faixa em frente ao terreno dizendo que iam construir aqui um colégio para 3.200 alunos. A faixa já até sumiu e nem sinal das obras — reclamou o professor de português Rodrigo Otávio de Almeida, de 30 anos.
O nosso super-herói vem provando ao longo dos dias que o mau exemplo vem de cima: na semana passada, o boneco cidadão do EXTRA denunciou oito estações de tratamento de esgoto da prefeitura abandonadas na Zona Oeste.
O descaso em Bonsucesso não prejudica apenas os moradores do local. No Colégio Estadual Olga Benário Prestes, que fica ao lado do espaço abandonado, os alunos também são alvo dos mosquitos. Segundo um funcionário que não quer se identificar, quatro estudantes estão com dengue. Procurada, a direção da unidade não quis se manifestar sobre o assunto.
Vizinha do terreno, a professora Edilva Cristina de Farias, de 40 anos, é outra vítima do Aedes aegypti na região. Ela chegou a ficar internada, no ano passado, com dengue hemorrágica. Apavorada, a babá dos filhos de Edilva pediu socorro ao Zé Lador:
— Eu cuido dos filhos dela e fico com muito medo de que eles peguem dengue também. Passo repelente nas crianças o dia todo mas não funciona: eles vivem cheios de mordidas.
Esperança
Mas depois de quase dois anos de abandono parece que a Rua Joana Fontoura vai finalmente se livrar das nuvens de mosquitos que preocupa a população. O nosso super-herói cobrou e a Secretaria estadual de Educação garantiu que vai mandar, ainda hoje, uma equipe para resolver o problema do local. De acordo com a secretaria, "a empresa responsável pela reforma já foi acionada, e as obras vão começar o mais rápido possível".