Recadastramento, anual, será realizado diretamente no banco
pagador do benefício
O processo
de prova de vida dos segurados do INSS, por meio das agências bancárias, já tem
data para começar: janeiro do ano que vem. Todos os aposentados e pensionistas
que recebem benefícios em conta corrente ou poupança terão de se recadastrar,
ano a ano, diretamente no banco pagador. Quem não se apresentar poderá ter o
pagamento suspenso.
Segundo a
Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ficará a cargo de cada uma das 17
instituições financeiras conveniadas ao INSS autorizadas a fazer o pagamento
escolher os mecanismos de comunicação para o recadastramento.
O contato
com o segurado será por meio de carta à casa dele ou por comunicado na tela de
autoatendimento dos caixas eletrônicos. Os dados serão repassados
automaticamente à Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social
(Dataprev).
De acordo
com o Ministério da Previdência Social, o objetivo da medida é manter o
cadastro atualizado e evitar pagamentos indevidos. Antes, a necessidade de
atualizar dados só valia para quem recebia via cartão magnético.
Tanto a
comprovação de vida quanto a renovação de senha (para os que contam com cartão
magnético) serão realizadas por empregados do banco. A atualização dos dados
poderá ser feita também em caixas de autoatendimento que contam com o sistema
biométrico, de identificação pela palma da mão.
INSS de olho
nas mortes
Além do
recadastramento dos aposentados, o INSS já dispõe de um sistema de informação
de mortes por meio dos cartórios, o Sisobinet. Para a presidente da Federação
dos Aposentados e Pensionistas do Rio (Faaperj), Yedda Gaspar, o sistema ainda
é falho. “Conheci duas pessoas que por dois anos receberam pensão da mãe,
indevidamente. É preciso reduzir os casos de fraude”, diz.
Fonte:
Jornal O Dia