quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Câmara aprova proposta que cria o Estatuto da Juventude


A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira, em votação simbólica, a proposta que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o poder público criar e organizar políticas para a faixa de idade que vai dos 15 aos 29 anos. Relatado pela deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), o projeto prevê meia-passagem para estudantes no transporte intermunicipal e interestadual. O texto garante ainda meia-entrada para eventos artísticos e culturais. O benefício é válido tanto para alunos de instituições privadas como públicas. Hoje não há legislação federal estabelecendo essas vantagens. O projeto, de autoria da comissão especial de políticas públicas para a juventude, vai agora para o Senado.
Caberá a governos estaduais e prefeituras definirem as regras sobre como funcionará a meia-passagem. A única exigência do estatuto é que o benefício concedido aos estudantes não provoque aumento na tarifa. O texto também não define se haverá ou não número limitado de poltronas nos ônibus, como acontece no Estatuto do Idoso.
O novo estatuto também não trata, por exemplo, de meia-passagem para transporte urbano. Apenas estabelece que estudantes do ensino fundamental, médio e também os de nível superior devem ter direito a transporte escolar gratuito previsto no programa financiado pelo Ministério da Educação (MEC).
A relatora teve que fazer alterações na proposta, para atender acordos firmados pela manhã com a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT e com a Frente Parlamentar Evangélica. Na terça, a Frente Parlamentar Evangélica pressionou e conseguiu mais tempo para analisar a proposta. Os dispositivos do texto que tratam do direito à igualdade na orientação sexual, à inclusão de temas relacionados à sexualidade nos conteúdos escolares e também a previsão de respeito e reconhecimento à orientação sexual de cada um foram os maiores pontos de discórdia levantados por parlamentares integrantes da frente. Segundo a relatora, o texto atende os interesses de ambas as partes.
- Fizemos uma série de pequenas modificações no texto nesta manhã para atender aos pedidos de vários setores da sociedade, entre os quais a bancada evangélica e as organizações LGBT - disse.

A questão de orientação sexual era citada em vários artigos: 18, 19, 20. O acordo foi manter o texto do artigo 18, que fala que o jovem não será discriminado por etnia, raça, cor da pele, cultura, origem, idade, sexo, por orientação sexual; idioma ou religião; por suas opiniões, condição social e aptidões físicas.
Também foi retirada o trecho do artigo 20, que fala que na capacitação dos professores para aplicação das Diretrizes Curriculares, trecho que fala novamente em todas essas discriminações, colocando apenas "no que se refere ao enfrentamento de todas as formas de discriminação".
Viramos uma página, a página da intolerância
- Viramos uma página, a página da intolerância - afirmou.
Entre outras alterações feitas no texto, a deputada também substituiu a expressão "proibição" por "restrição" à propaganda de bebidas com qualquer teor alcoólico, para seguir acordo sobre o tema. O PSDB ameaçou não votar, e a relatora mudou na hora, a mão, o texto, afirmando que há a proibição de propaganda de bebidas alcoólicas com qualquer teor alcoólico, "quando essa se apresentar com participação de jovens de menores de 18 anos"
Respondendo pela liderança do PSDB, o deputado Vanderlei Macris (SP) criticou a tentativa de votar a proposta sem conceder tempo para que todos tomem conhecimento das alterações feitas.
Garantida a meia-entrada para eventos esportivos
O projeto que cria o Estatuto da Juventude deve causar discussões internas no governo. Isso porque o texto aprovado pela Câmara garante aos jovens estudantes de 15 a 29 anos direito à meia entrada em evento artístico-cultural, de entretenimento e lazer. A relatora do projeto, deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), disse que estão incluídos os jogos esportivos. O governo tem resistido em permitir meia entrada para jogos da Copa.
- Isso inclui jogos esportivos, porque o Brasil não existe a apenas dois meses da Copa. Estou fazendo lei para o Brasil de todos os dias. O ministro do Esporte (que é do PCdoB) é favorável à meia entrada, ele foi da UNE (União Nacional dos Estudantes). A posição do governo é do governo. Se houve intenção do governo de restringir, ele o fará em lei específica, a Lei da Copa - disse Manuela D´Ávila.
O texto aprovado diz que aos jovens estudantes fica assegurado desconto de, pelo menos, 50% do valor do preço da entrada desses eventos.
Fonte: Jornal O Globo