quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bancários mantêm paralisação


Sem nova proposta salarial, os bancários mantêm a paralisação, que já atinge 10 dias.
No país, 8.566 agências --42,6% do total-- ficaram fechadas nesta quarta-feira, segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).
De acordo com o Sindicato dos Bancário de São Paulo, Osasco e Região, 878 agências e centros administrativos não abriram as portas hoje na Grande São Paulo.
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) afirmou ter recebido uma carta dos bancários com um pedido de uma nova proposta.
"Para que isso ocorra, é necessária uma sinalização mais concreta das lideranças sindicais de que uma eventual nova proposta não será rechaçada liminarmente", disse a entidade em nota.
A greve dos bancários começou na última terça-feira (27), após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela federação dos bancos, que representa 0,56% de aumento real.
Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior PLR (Participação nos Lucros e Resultados), mais contratações, entre outros pontos.
ROTATIVIDADE
Nesta quarta-feira, a Contraf informou que a rotatividade nos bancos reduziu os salários entre admitidos e desligados em 38,39% no primeiro semestre deste ano.
Segundo a pesquisa, a remuneração média dos desligados foi de R$ 4.054,14, enquanto que a dos admitidos ficou em R$ 2.497,79. Os bancos fizeram 30.537 admissões e 18.559 desligamentos no período.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo