quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Greve dos Correios: principais sindicatos rejeitam proposta de acordo



Precisando ser aprovado por 18 dos 35 sindicatos em assembleias, nesta quinta-feira, o acordo firmado entre Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para acabar com a greve já foi rejeitado pelos principais movimentos do país.
O diretor da Fentect, José Gonçalves de Almeida, o Jacó, informou que Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Sergipe, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já disseram não ao acordo. O secretário-geral do sindicato do estado do Rio, Ronaldo Martins, afirmou que a proposta é absurda.
- Estão descontando os dias dos trabalhadores. Obrigando todos a trabalhar nos fins de semana e feriados. No Rio, a greve continua - garantiu Martins.
Acordo
Pela proposta, os funcionários teriam seis dias de trabalho descontados a partir de janeiro, sendo meio dia por mês, num total de 12 parcelas. Quem preferir, poderia autorizar o desconto em período menor. O acordo prevê o aumento real de R$ 80 a partir de outubro, além de reajuste de 6,87% retroativos a 1º de agosto. Os funcionários também teriam que trabalhar durante os finais de semana e feriados para colocar em dia as entregas atrasadas.
Fonte: Jornal Extra