segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Exposição “Arte eletrônica em sucata” é destaque na Unicamp

O artista plástico Ricardo Salgado representou Campos no Trote da Cidadania, da Universidade de Campinas (Unicamp), com a exposição “Arte em sucata eletrônica”, tendo como contexto a logística reversa – política ambiental de reaproveitamento de insumos. O trabalho do artista foi descoberto através da matéria sobre a mostra, publicada no site da Prefeitura www.campos.rj.gov.br.
- Foram fazer uma pesquisa sobre lixo eletrônico e descobriram que eu estava fazendo uma arte eletrônica, primeiro pela aplicação do lixo eletrônico na arte; segundo pelas peças terem movimento; e terceiro e terceiro pelo reaproveitamento de carregador de celular, que é uma peça descartada, muitas vezes, com seu pleno funcionamento, um trabalho inédito – conta Ricardo.
A plataforma de petróleo em movimento, sem a utilização de nenhuma espécie de material novo, foi um dos destaques da exposição. “Um professor de Robótica achou interessante e vai colocar um trabalho como tarefa para os alunos”, informa Ricardo, que considerou positiva sua participação no evento, em Campinas.
- Eu tive a oportunidade de falar dos atrativos que a minha cidade oferece, do pólo universitário e também que temos uma governante com os olhos voltados para o futuro, que dá amplo apoio à cultura e que valoriza os artistas locais. Por isso, faço um agradecimento especial à Prefeita Rosinha Garotinho pela sua determinação em oferecer cultura à população sobre todos os aspectos. Eu sou fruto desta oportunidade – ressalta o artista.
Ele participou do evento na quarta-feira (23), a convite da organização Trote da Cidadania, da Unicamp. “Eu agradeço também o apoio do secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre; do secretário de Comunicação Social, Mauro Silva; e da presidente da Fundação Teatro Municipal Trianon, Auxiliadora Freitas, por terem acreditado no meu trabalho”. A mostra foi visitada por 200 pessoas, entre alunos veteranos, calouros, professores e funcionários da Unicamp.
Exposição – A exposição “Arte em sucata eletrônica pode ser visitada pelos moradores e veranistas do Farol às sextas sábados e domingos, das 8h às 16h30, no estande das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, ao lado das piscinas infantis, até o final do Verão da Família. A mostra reúne 18 peças, como aviões em movimento, o que atrai adultos e crianças.
- Eu espero fazer um circuito nas escolas e nas universidades, pois tenho o desejo de ajudar outras pessoas. A melhor maneira que temos de ajudar nosso planeta é resolvendo o problema do nosso próprio lixo - destaca.