segunda-feira, 21 de março de 2011

Campos tem saldo positivo na geração de empregos

No País, janeiro com repuxo de vendas,
mas logo vem as demissões

O emprego continua em alta em Campos. As oportunidades existem e são ocupadas por quem está atento às exigências do novo mercado de trabalho e faz cursos de qualificação. Em fevereiro, o saldo entre demissões e admissões teve resultado positivo em 114 empregos com carteira assinada, com destaque para o setor agrícola, que durante o mês passado gerou 104 novos empregos com carteira assinada. O mesmo período também foi de resultado positivo no estado do Rio, com recorde histórico com geração de 19.921 novos empregos com carteira assinada.
Os dados foram divulgados na última semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. Os setores que mais geraram empregos foram o de Serviços, com saldo positivo de 82 empregos; o da Indústria da Transformação, com 25 empregos.
Os setores que mais demitiram no período foram o da Construção Civil e o comércio. Na construção civil entre as novas vagas criadas e as demissões prevaleceu um saldo negativo (redução) de 57 vagas de empregos durante o mês. No comércio a movimentação entre novas contratações e demissões resultou num saldo negativo de 43 vagas a menos em fevereiro, comparando com janeiro.
Na avaliação do economista Ranulfo Vidigal, presidente do Cidac (Centro de Informações de Dados de Campos), a redução do número de postos de trabalho no comércio e na construção civil era esperado como ocorre todos os anos, em decorrência do período de férias, que provoca esvaziamento da cidade. “No mês de janeiro o comércio tem o repuxo de vendas do início de ano, e em todo o Brasil ocorrem as demissões, que a partir de meados de março e abril volta à normalidade. O mesmo ocorre na construção civil, tendo em vista que muitas obras de pequeno e médio porte são interrompidas porque os contratantes viajam e suspendem temporariamente as obras, retomando a partir de meados de março. Mas na média geral, em fevereiro Campos ainda manteve o saldo positivo de 114 empregos.
Média - Mas Vidigal ressalta que na média de janeiro e fevereiro o saldo da geração de empregos com carteira assinada em Campos foi de R$ 546 postos de trabalho. “O setor de Serviços apresenta saldo positivo de 308 vagas; a Indústria da Transformação (usinas, olarias), 110 vagas e a Construção Civil teve saldo positivo de 100 vagas na média ponderada dos dois primeiros meses deste ano’, disse.