quarta-feira, 16 de março de 2011

Campos vai receber recurso do PAC 2 para duas creches

Campos está relacionado entre municípios selecionados em segunda chamada para a construção de unidades de educação infantil (creches) do Programa Pró-Infância no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). É a terceira lista divulgada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A liberação de recursos é para construção de creches e quadras poliesportivas. São 83 cidades contempladas com verba para criar 138 unidades de educação infantil em todo o país. No Estado do Rio de Janeiro, além de Campos, com duas unidades, estão sendo beneficiadas Duque de Caxias (4), Cabo Frio (2), São Gonçalo (2), Macaé (2) e Resende (1).
Para a construção de 117 quadras de esporte, no Estado do Rio estão relacionadas, em segunda chamada, Angra dos Reis (1), Belford Roxo (1), Guapimirim (2), Itaboraí (1), Itaperuna (1), Macaé (1), Magé (1) e Resende (1). De acordo com o FNDE – que é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC) -, ele já aprovou projetos para a construção de 856 creches e 454 quadras esportivas pelo PAC 2.
A construção de 1,5 mil centros de educação infantil ao ano foi uma das plataformas de campanha da presidenta Dilma Rousseff. Atualmente, apenas 20% das crianças até três anos têm acesso a creches no país. Nessa terceira lista, o estado que teve o maior número de projetos aprovados para construção de creches foi São Paulo.
Serão construídas 29 unidades em 16 municípios paulistas. A partir da divulgação da lista dos contemplados, começa o processo de assinatura dos termos de compromisso e posterior repasse. O FNDE disponibiliza para as prefeituras dois tipos de projeto de educação infantil formulados a partir de critérios técnicos necessários para atender o público até cinco anos.