quarta-feira, 16 de março de 2011

Servidores recebem treinamentos hoje contra a Hepatite A

Hoje, às 20h, a Secretaria Municipal de Saúde de Campos realiza treinamento com os profissionais de saúde sobre o lançamento da vacina contra a hepatite A, que acontecerá no próximo sábado (19). A palestra será no auditório da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com a pediatra Lúcia Ferro Bricks, doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora de saúde pública da empresa Sanofi Pasteur.
A especialista vai abordar o tema “A importância da implantação da vacina contra hepatite A em um calendário municipal de vacinação no Brasil”. Segundo o superintendente de Saúde Coletiva da secretaria, Charbell Kury, a vacina será oferecida às crianças com até de 2 anos de idade.  “Desde 2009 estão sendo lançadas novas e importantes vacinas para a população de Campos, o que coloca nosso município como portador do maior programa de imunizações do país”, revelou.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o lançamento no dia 19, às 10h, será feito pela prefeita Rosinha Garotinho, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Será no Centro de Saúde de Guarus, próximo ao 56º Batalhão de Infantaria”, completou Hirano.
No Brasil, a vacina é disponibilizada gratuitamente segundo indicações clínicas específicas nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), como hepatopatas crônicos, pessoas com distúrbios de coagulação, imunodeprimidos, viajantes para zonas endêmicas, menores de 13 anos com HIV, portadores de fibrose cística, trissomias e doenças de depósito, entre outros casos.
Dados - Campos registrou 58 casos da doença em 2007, 34 em 2008, 6 casos em 2009 e 5 no ano passado. A vacina é extremamente segura, com poucos efeitos adversos. Estudos apontam que a vacina mantém proteção imune por mais de 25 anos.