quarta-feira, 16 de março de 2011

Inadimplência do consumidor aumenta no primeiro bimestre

Dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgados ontem, mostram que o número de consumidores que não honraram suas dívidas aumentou 25,4% no primeiro bimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2010.
Em fevereiro, a inadimplência registrou queda de 2,3% ante janeiro, no segundo recuo consecutivo. Quando comparada com fevereiro do ano passado, a inadimplência registrou alta de 25,9%. Ao avaliar o quadro, a Serasa aponta que, a alta é reflexo do maior endividamento do consumidor, com o acúmulo de dívidas e o encarecimento do crédito, em decorrência das ações do governo para o controle da inflação.
Segundo a empresa de consultoria, no entanto, “os recuos registrados nos primeiros meses do ano dão sinais de que a inadimplência está perdendo o fôlego, o que deve se refletir na comparação entre iguais meses de 2011 e 2010 nos períodos a seguir”.
As dívidas não bancárias como as de cartões de crédito e com financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços (empresas de fornecimento de energia elétrica e água, por exemplo) são listadas como as principais responsáveis pelo recuo mensal do índice, com queda de 1,9%.  A inadimplência com os bancos também contribuiu para o declínio do indicador, com participação de 0,9%.