Pesquisa divulgada ontem pelo Banco Central (BC) aponta que a expectativa de inflação para este ano aumentou mais um pouco. O levantamento é feito todas as sextas-feiras com uma centena de analistas financeiros para avaliar as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia.
A expectativa média dos pesquisados mostra que a perspectiva de inflação oficial no mês aumentou de 0,49% na pesquisa anterior para 0,50% no boletim Focus que o BC divulgou ontem. Essa elevação ajudou a aumentar a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano, que era de 5,78% na pesquisa anterior, e passou para 5,82%.
O boletim Focus revela também que a estimativa dos analistas da iniciativa privada para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, educação, água, saúde e outros) permanece em 4,5% neste ano e em 2012.
O índice supera a projeção de 4% divulgada na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana passada.
De acordo com os dados, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) prevê inflação de 5,51% no ano, ante projeção de 5,49% na pesquisa anterior.
O índice é válido apenas para a região metropolitana de São Paulo. No mercado atacadista, as pesquisas também indicam altas.
A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) este ano aumentou de 6,77% para 6,88% na comparação semanal, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) passou de 6,87% para 6,97%.