sexta-feira, 8 de abril de 2011

Facebook lança página voltada para jornalistas

 O Facebook lançou nesta terça-feira (5) uma página feita especialmente para jornalistas e veículos de comunicação. O “Journalists on Facebook” permite a criação de perfis profissionais com recursos para o compartilhamento de notícias em rede e a interação dos jornalistas com sua audiência.
Em nota publicada na página, Justin Osofsky, diretor de parcerias de mídia da empresa, informa que a novidade pretende “abastecer os jornalistas com as melhores práticas para integrar os últimos produtos do Facebook com o seu trabalho e conectá-lo com mais de 500 milhões de pessoas".
A iniciativa quer tornar o consumo de notícias um ato mais social. Para Osofsky, Nicholas Kristof, repórter do New York Times que relatou o que ocorria no Cairo de sua página no Facebook e Ian Shapira, repórter do Washington Post que usou sua página para dar "poderosos conselhos sobre narrativas" são exemplos de que "a rede também é uma ferramenta de reportagem".
Desde sua criação, a página já ganhou mais de 15 mil usuários e conta com a presença de jornalistas como Christiane Amanpour, atual âncora do programa This Week da ABC, e Fareed Zakaria, da Newsweek.
Entre os recursos oferecidos para aqueles que criarem o seu perfil profissional estão análise de audiência, pesquisa entre os leitores, exibição de páginas afiliadas e número ilimitado de conexões entre usuários. A página disponibiliza um guia que explica como começar a usá-la.
O Facebook divulgou que pretende realizar workshops sobre o potencial do serviço. As primeiras turmas devem começar já no dia 27 deste mês, na sede da empresa, em Palo Alto, na Califórnia.