sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mais conforto para passageiros de ônibus

O projeto de lei da vereadora Ilsan Viana que torna obrigatória a instalação de um degrau mais baixo — o chamado terceiro degrau — que os já existentes nos ônibus de Campos é visto com satisfação pela população, especialmente pelos idosos. O projeto foi aprovado em sessão da Câmara dos Vereadores no último dia 21 e aguarda definição da Prefeitura para ser publicado.
Conforme prevê o projeto, o degrau deverá ser do tipo retrátil, nos moldes dos já existentes nos ônibus de linha interestadual e terão que ser instalados em todas as portas dos ônibus. As empresas terão prazo máximo de um ano para se adequar. A vereadora Ilsan Viana disse que o cumprimento do disposto nesta Lei será fiscalizado pela Empresa Municipal de Transportes (Emut) e a Guarda Civil Municipal, através de seu policiamento de trânsito.
— O município de Campos talvez seja o único do país em que a Prefeitura concede a exploração da linha de transporte público e ainda subsidia a passagem para os usuários. Esta situação deveria permitir um transporte de alta qualidade, com abrangência de atendimento à toda a população. No entanto, recente pesquisa revelou que o grau de satisfação dos usuários é inversamente proporcional ao investimento público que é feito no setor — pontuou.
Ilsan mencionou o programa Cartão Cidadão e disse que apenas o baixo custo da passagem não é suficiente. “Acho que o governo pode aclamar as empresas a avançarem no sentido de melhorar o serviço oferecido à população. Por isso, propus esse projeto”, informou.
Para a vereadora, os ônibus que circulam na cidade e interior revelam muitas fragilidades, dentre elas, o conforto e situações referentes aos idosos e portadores de algum tipo de deficiência física, pois nenhum veículo em circulação comporta o chamado terceiro degrau para facilitar o acesso ao seu interior.
— Este projeto de lei visa corrigir essa abominável discriminação para com estes segmentos vitais da sociedade: idosos e portadores de problemas motores — acrescentou.
Ilsan finalizou dizendo que todos os vereadores presentes à sessão aprovaram o projeto de lei. “Acredito que seja para logo a publicação desse projeto”, concluiu ela.
População cobra melhorias no serviço   
Para a moradora do Parque Cidade Luz que usa frequentemente o transporte público municipal, a dona de casa Rita Ribeiro Barros, 66 anos. a implantação do projeto de lei será a garantia de um bom serviço a ser oferecido.
— Gostei da idéia. Os degraus são muito altos e para quem tem problemas nas articulações, esse é um grande transtorno. Espero que seja implementado e logo as empresas se adequem — disse
De acordo com a Emut, antes da cobrança da tarifa social entrar em vigor, em maio de 2009, as 14 empresas de ônibus que operam no sistema de transporte coletivo do município disponibilizavam uma frota operante de 249 veículos, com idade média variando de 8,2 anos a 14,6 anos. Atualmente, a frota operante é de 391 ônibus, sendo 138 deles novos veículos e 23 com acessibilidade para cadeirantes. Sobre o projeto de lei, o órgão não se pronunciou.
Fonte: Jornal Folha da Manhã