sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Faetec é indicada ao prêmio Personalidade Educacional 2011


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é uma das três instituições indicadas esse ano para receber o prêmio “Personalidade Educacional 2011”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação (ABE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do jornal Folha Dirigida, para homenagear aqueles que fazem da valorização do ensino, em todos os seus níveis, um ideal e é aberta à indicação de personalidades e instituições. A homenagem acontece no dia 20 de outubro, na sede social do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Com votação secreta, a eleição foi realizada por um colegiado formado por profissionais dos mais variados campos de atuação no seguimento educacional, como reitores, pesquisadores, professores, gestores de educação básica e superior, sindicalistas e representantes do poder público. Uma pluralidade que também é destaque nesse tipo de eleição.
Cada integrante do colegiado recebeu uma cédula oficial contendo uma senha que permitia o acesso ao site específico para a votação, onde ele podia indicar até três educadores e três instituições de ensino para receberem a homenagem. Ao todo foram mais de 10.900 votos. A eleição aconteceu entre 23 de agosto e 9 de setembro e a Faetec foi indicada na categoria Instituições, na qual também foram indicadas outras duas importantes escolas do Estado, o Colégio Militar e o Colégio Sagrado Coração de Maria. Vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, a Faetec se destaca por oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional, educação básica, ensino técnico e educação superior, além possuir escolas com turmas educação infantil.
O professor Celso Pansera, presidente da Faetec, destacou a importância dessa indicação e afirma que ela é o reconhecimento do esforço da Faetec para se manter entre as melhores do país.
 — A nossa eleição para receber o “Personalidade Educacional 2011” na categoria Instituição, é mais uma demonstração de que nós estamos no caminho certo. A Rede hoje é uma das mais importantes de ensino técnico e profissionalizante do Brasil e nós queremos que ela continue ocupando lugar de destaque entre as escolas do país. Para se ter uma idéia da importância da Faetec no cenário nacional de educação, basta dizer que, só em 2010 a Rede atendeu quase 335 mil alunos em suas turmas que vão da creche até a pós-graduação, passando pela educação infantil, o ensino fundamental, médio-técnico, subsequente (para quem já concluiu o ensino médio), superior e de qualificação profissional — explica o presidente da Faetec.
Para o Coordenador do Pólo Avançado da Faetec Norte e Noroeste Flumiense, professor Etevaldo Pessanha, a indicação para o prêmio Personalidade Educacional 2011demosntra a importância que a Faetec possui e reflete positivamente em todos os Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), Escolas Tecnicas, Institutos Superiores Tecnologicos (IST),Institutos Superiores de Educação (ISE), e nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) das regiões Norte e Noroeste do Estado. Ele destaca credibilidade da Faetec na formação de novos profissionais aptos em suprir as diversas demandas do mercado de trabalho em função das empresas e  empreendimentos que estão se estabelecendo na região, como, por exemplo, o Complexo Industrial do Porto do Açu e o Complexo Logístico Barra do Furado.
 — Estamos em um momento de mudança em toda a região e o Pólo Faetec Norte e Noroeste está acompanhando esse processo e já está trabalhando para suprir as demandas e participar efetivamente deste novo tempo. A credibilidade e a chancela da Faetec são requisitos importantes para que o mercado de trabalho receba novos profissionais com visão empreendedora e muita capacidade de inovar — explica o professor Etevaldo Pessanha.
Fonte: Assessoria da Faetec