sexta-feira, 4 de março de 2011

Campista integra expedição do País a estação na Antártica

Estação Antártica Comandante Ferraz,
no Continente Antártico

No próximo domingo, enquanto o Brasil em peso estará em clima de Carnaval, 10 brasileiros se lançam em novas “terras” — na Estação Antártica Comandante Ferraz, no Continente Antártico — em busca do desconhecido. Dentre eles está o campista Guilherme D´Angelo Pinto Isabel, o capitão-de-corveta Guilherme D´Angelo, de 43 anos. Ele compõe o grupo de oficiais da Marinha do Brasil, que há cerca de 30 anos oferece apoio logístico à comunidade cientifica internacional. O grupo embarca às 11h no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, na capital fluminense, e segue a bordo de um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB). Estão previstas três paradas, uma delas em Santarém, no Estado do Pará, e Punta Arenas, no Chile. A chegada está prevista para terça-feira, dia 8.
Filho do bancário aposentado Ronaldo Pinto Isabel e da professora Gilsa D´Angelo Pinto Isabel, já falecida, e nascido e criado no Parque Maria de Queiroz, Guilherme será o 29º brasileiro a ocupar a função de subchefe da estação. Amanhã, véspera do embarque, ele ganhará festa surpresa dos familiares e amigos. “É um misto de ansiedade e apreensão. Sinto-me muito honrado e enaltecido por poder representar o País num cenário que envolve a comunidade cientifica internacional”, disse o capitão-de-corveta, que é casado e tem duas filhas: Julia, de seis anos, e Sofia, de seis meses.  O retorno para casa será em março de 2012. “Com a nossa chegada na Antártica, outros 10 militares retornam ao Brasil. Em outubro mais cinco militares chegam à Estação Comandante Ferraz.
Carreira - Engenheiro, Guilherme é oficial de carreira da Marinha, tendo ingressado há 25 anos nas Forças Armadas. Concluiu em 1985 o Curso de Mecânica, na então, Escola Técnica Federal de Campos, e de 1994 a 1997 deu aula no curso de Eletromecânica na Unidade de Ensino Descentralizada de Macaé.
Brasil instituiu o PROANTAR há quase 30 anos
O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) foi instituído pelo Brasil em janeiro de 1982, com objetivos científicos e políticos referentes à Antártida. Em 1984 o Brasil instalava por lá a Estação Antártica Comandante Ferraz, na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, a 130 quilômetros da ponta da Península Antártica. No ano de instituição do programa, o Brasil adquiriu o navio-polar dinamarquês “Thala Dan”, que foi renomeado “Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Barão de Teffé”.
Naquele ano a embarcação foi usada para reconhecimento hidrográfico, oceanográfico e meteorológico de porções do continente Antártico para selecionar um local para instalação de uma base brasileira. Em 12 de setembro de 1983, como resultado desta primeira expedição (designada Operação Antártica I), o Brasil foi reconhecido como Parte Consultiva do tratado da Antártica, assinado em 1959 inicialmente por 12 países.