Descubra quatro formas bastante utilizadas pelos hackers para entrar em sua conta e veja como fugir das armadilhas.
Novas maneiras de cracking estão sendo encontradas no Facebook. De acordo com a Sophos, as principais ameaças na rede social são em forma de convites e, até mesmo, alerta de vírus. Estes malwares vêm, na maior parte das vezes, com spams - aquelas mensagens que são encaminhadas para várias pessoas automaticamente.
Confira as quatro ameaças atuais mais frequentes na rede social:
Algumas páginas contêm links que alegam ter "Mais informações" sobre algum assunto, mas na verdade são links geradores de receita, que levam parte do dinheiro adquirido com publicidade para a caixa de comissões do cracker. Ou seja, ele acaba ganhando dinheiro ao fazer você cair numa pegadinha.
Um exemplo é o "Who blocked you from his friend list ?", que promete mostrar ao usuário quem, na sua lista do Facebook, te bloqueou para visualização de comentários e informações. O golpe já enganou 165 mil pessoas até o momento.
Permissão de aplicativos falsos
Cuidado com aplicativos não confiáveis! Todos os que prometem descobrir quem te visita na rede social e acessar informações bloqueadas de outros perfis são falsos.
Quando o aplicativo é permitido na conta, todos os dados pessoais do perfil são transferidos para o cracker, que também pode aproveitar a invasão para enviar a sugestão do aplicativo para seus amigos. A ameaça se torna viral e compromete as informações pessoais dos membros.
Avisos falsos
Nem sempre os alertas de "Não aceite fulano no seu perfil!" são reais. Por mais que não existam links com malware, muitas vezes trata-se de um hoax (aviso falso). Portanto, se não quiser cair em uma farsa, verifique os fatos antes de publicá-los.
Imagens e caricaturas divertidas
Mais de 600 mil pessoas caíram nas promessas de imagens divertidas do Photoshop, caricaturas virtuais e outros. Podendo vir em forma de aplicativo, link e outros, o hacker consegue acessar o perfil do usuário, que pode ter sua conta comprometida.