quinta-feira, 7 de abril de 2011

Falta de profissionais qualificados atinge 69% das empresas no Brasil

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria aponta que um dos principais obstáculos é a má qualidade do ensino básico
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (6/4), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), confirma a percepção de que encontrar trabalhadores preparados representa hoje um dos principais problemas para as empresas no Brasil. No estudo, que ouviu cerca de 1,6 mil corporações – de pequeno, médio e grande portes –, 69% dos entrevistados afirmaram que enfrentam problemas por conta da falta de profissionais qualificados no mercado.
Sobre o perfil dos profissionais qualificados mais demandados, 94% apontaram para a escassez de técnicos no mercado de trabalho brasileiro.
Entre as alternativas encontradas para reverter esse cenário, a maioria das empresas (78%) disse que mantém programas para capacitar os profissionais dentro da própria companhia. Contudo, 52% dos entrevistados disseram que a má qualidade do ensino básico representa a principal barreira para o sucesso das ações para qualificação dos trabalhadores.
O estudo, que não cita dados específicos do mercado de tecnologia da informação, aponta que a falta de profissionais qualificados está hoje disseminada em praticamente todos os setores da economia.