quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Deputado Roberto Henriques requer a criação da frente em defesa do setor sucroenergético no Estado do Rio de Janeiro.


Hoje foi criada a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético no âmbito do Estado do Rio de Janeiro por iniciativa do Deputado Roberto Henriques, com o apoio dos Deputados Paulo Melo, André Corrêa, Sabino, João Peixoto, Rogério Cabral, Zaqueu Teixeira, Nilton Salomão e Domingos Brazão também integrantes. A Frente pretende cooperar com o desenvolvimento deste importante setor da economia fluminense. O mundo vive a era da busca pela energia renovável, a redução dos combustíveis fosseis. No Estado do Rio de Janeiro é cediço a  relevância da cultura da cana de açúcar no Norte-Fluminense.
Nessa esteira está a estrategia do Governo Federal em estimular a produção de Biocombustíveis, evidenciada pela edição a Lei 12.490, promulgada No dia 16 de setembro pela Presidente Dilma Rousseff. Com esta Lei houve a transferência da responsabilidade de regulação do setor sucroenergético para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que é situada em nosso Estado, motivando ainda mais a criação desta Frente Parlamentar. O Parlamento Fluminense deve estar presente na gestação do novo marco regulatório deste segmento da economia.
Salienta-se, ainda, que a  Frente pretende agir em sintonia com todas as organizações da sociedade civil envolvidas nesta cadeia produtiva e com o Fórum Nacional Sucroenergético, que tem como principal escopo a unificação das pautas e politicas do setor.
O Deputado Roberto Henriques afirma que “é importante estarmos no centro das discussões desta iniciativa da Presidente Dilma através desta Frente Parlamentar para que os recursos e incentivos não sejam carreados somente para outras regiões do Brasil.”
Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Roberto Henriques