sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Parente de Rosinha diz que vai assumir a Prefeitura de Campos nesta sexta-feira


Foto: Jornal O Globo

O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim (PR), irmão do deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) e cunhado de Rosinha Garotinho, que foi cassada na quarta-feira pela 100ª Zona Eleitoral de Campos , pretende tomar posse na sexta-feira como prefeito, às 15h, por determinação da Justiça Eleitoral. Rosinha, que continua na prefeitura, promete resistir e argumenta que tem direito a recurso. A posse de Nahim deverá ser na Câmara.
- Estou cumprindo uma determinação legal. Ainda esperei a quarta-feira e parte do dia de hoje para que não existisse qualquer dúvida sobre o que determinou a Justiça. Agora que o juízo da 100ª Zona Eleitoral esclareceu sua decisão, após nossa consulta, não posso me omitir. Até porque, se eu não assumir, a Prefeitura passará ao vice-presidente da Câmara, vereador Rogério Matoso (PPS). Ou seja, se eu me negar a cumprir a determinação, quem assume o governo de Campos é a oposição.
Agora que o juízo da 100ª Zona Eleitoral esclareceu sua decisão, após nossa consulta, não posso me omitir
Nahim admitiu que não conversou com Rosinha, nem com o irmão, deputado federal Anthony Garotinho, sobre sua decisão de tomar posse, mais uma vez, como prefeito interino.
- Falei apenas com o procurador do município, Francisco de Assis Pessanha Filho, a quem expliquei que não teria outro caminho a tomar a não ser assumir a Prefeitura.
Rosinha Garotinho (PR),está em vigília na Prefeitura acompanhada de mais de 200 aliados. Ela espera decisão do mandado de segurança, impetrado na noite de quarta-feira, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cassar os diplomas dela e do vice Francisco Arthur de Souza Oliveira.
Rosinha pediu que as pessoas que apoiam sua permanência no cargo não façam manifestações como a da noite de quarta-feira, quando a BR-101 foi fechada nos dois sentidos por duas horas e só liberada após a intervenção da Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros.
- Em momento nenhum incentivamos esse tipo de coisa. Estou no momento aguardando o resultado do recurso no TRE - disse Rosinha.
De acordo com o Procurador Geral do Município de Campos, Francisco de Assis Pessanha Filho, a decisão da liminar pode sair a qualquer momento:
- O desembargador levou os autos para casa, tendo em vista que só lhe foram encaminhados por volta das 20 horas. A qualquer momento a liminar será apreciada. Estamos todos confiantes em uma decisão positiva, pelo bom direito que ampara a prefeita.
Segundo a sentença do TRE, Rosinha foi condenada por ter sido beneficiada , em 2008, por propaganda irregular veiculada em meio de comunicação. A juíza decidiu que a prefeita e o vice fiquem inelegíveis por três anos, a contar da eleição de 2008. Assim, rosinha e Oliveira podem concorrer às eleições de 2012, já que a punição termina no início do próximo mês.
Para os advogados de Rosinha Garotinho, a sentença está prejudicada pelo tempo, porque no próximo dia 5 de outubro completam os três anos de inelegibilidade e esta sentença poderá ser extinta.
- Mesmo que isso não venha ocorrer, existe uma gama de outros recursos. Fato é que a prefeita continuará no cargo. É o que acreditamos - disse o procurador Francisco de Assis.
Fonte: Jornal O Globo


* Depois de contar com a colaboração de todos os funcionários que ocupam cargos de confiança na prefeitura, a prefeita através dos seus secretários e presidentes de autarquias municipais, já estão convocando desesperadamente os fornecedores para ocuparem as dependências do CESEC, com o objetivo de dar "uma força moral" para a Prefeita. Atualizado às 10h51m