sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Royalties: bancada fluminense quer reunião com Dilma




A seis dias da sessão do Congresso que analisará o veto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta que divide os royalties do petróleo igualmente entre estados produtores e não produtores, a bancada fluminense mantém a prontidão para evitar que o Rio perca parte da arrecadação. Ontem, o senador Lindbergh Faria (PT-RJ) protocolou pedido de audiência com a presidenta Dilma Rousseff e os parlamentares para uma tentativa de acordo.
Na segunda-feira, o governador Sérgio Cabral se reúne com a bancada para discutir a estratégia de atuação no Congresso. “Faremos um esforço para chegar a um acordo. Mas, não depende apenas dos estados produtores”, afirmou o deputado Hugo Leal (PSC-RJ).
O parlamentar considera que, agora, são os estados não produtores de petróleo que querem evitar a derrubada do veto, que os beneficiaria na distribuição dos royalties. “Caso mexam na arrecadação do Rio,iremos à Justiça. Isso não é bom para nenhum dos lados. Eles já perceberam que perderam também”.
Não produtores tentam votação
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), reafirmou ontem que o governo já “deu uma grande contribuição” para o acordo sobre o projeto que trata da distribuição dos royalties do pré-sal. Para ele, agora chegou o momento de votar o projeto.
O senador Wellington Dias (PT-PI) disse que “o mais provável” é que as novas regras de distribuição dos royalties entre estados produtores e não produtores sejam apreciadas na terça-feira. Já a bancada do Rio destacou que sem acordo, não haverá votação.
Fonte: Jornal O Dia