sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Adiada instalação de comissão especial sobre empregados domésticos


Por falta de acordo, foi adiada para a próxima quarta-feira (21) a instalação da Comissão Especial sobre a Igualdade de Direitos Trabalhistas que seria feita nesta quarta-feira. Os parlamentares iriam escolher o presidente e os vice-presidentes da comissão, que deve analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10.
A PEC, que já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania no início de julho, revoga o parágrafo único do artigo 7º da Constituição, que concede aos domésticos apenas alguns dos 34 direitos trabalhistas. A proposta iguala os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais.
Autor da PEC, o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) considera vergonhoso o tratamento dado até hoje pela sociedade brasileira ao trabalho doméstico. Bezerra afirma que a proposta é um passo importante para superar essa situação desigual, e ajuda o Brasil a cumprir compromisso assumido recentemente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em relação aos domésticos.
Segundo dados do IBGE, cerca de 90% dos trabalhadores domésticos são mulheres, e destas, cerca de 70% são negras. Entre os direitos que os empregados domésticos ainda não têm, e deverão passar a ter, estão:
- Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS),
- seguro-desemprego,
- proteção contra a demissão sem justa causa,
- pagamento de horas extras e
- seguro contra acidente de trabalho.
Para ser incorporada à Constituição, depois de passar pela comissão, a proposta precisará ainda ser aprovada pelo Plenário e pelo Senado.
Fonte: Câmara dos Deputados